Topo

França

Liderados por Pogba, França libera brincadeiras e Mbappé é alvo preferido

Pogba e Griezmann durante treino da seleção francesa - FRANCK FIFE/AFP
Pogba e Griezmann durante treino da seleção francesa Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Marcel Rizzo

Do UOL, em Moscou (Rússia)

13/07/2018 04h00

O zagueiro Umtiti, autor do gol que levou a França à final da Copa do Mundo da Rússia, se levanta e vai deixando a sala das entrevistas coletivas instalada em um museu na cidade de Istra, a 80 km de Moscou e base dos franceses no Mundial. Antes de passar pela porta ele cruza com o volante Pogba, o segundo a falar com os jornalistas na quinta (12). Logo que passa pelo companheiro, Pogba resmunga algo e começa a imitar o jeito de andar do zagueiro, que em certos momentos parece estar dançando. Todos gargalham, inclusive Umtiti.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

A França pode não vencer a Croácia, domingo (15) em Moscou, e levantar a taça de campeã mundial, mas é certo que foi um dos times mais bem-humorados do torneio. As brincadeiras dentro do elenco, por sinal, são descritas por todos da delegação como prova do bom ambiente criado para a competição.

"Estamos aqui para nos divertir também. Jogar bola e nos divertir", disse Pogba.

mbappé dormindo - reprodução/Twitter - reprodução/Twitter
Imagem: reprodução/Twitter
Ele apareceu, ao lado de Griezmann e o do lateral reserva Mendy, em uma foto que mostra quem é o principal alvo das brincadeiras no elenco. No avião que levou a delegação para São Petersburgo, na segunda, véspera do jogo contra a Bélgica, o trio fez pose ao lado de um Mbappé embrulhadinho em um cobertor, dormindo profundamente com o fone de ouvido.

Em sua conta em uma rede social, Mendy postou usando a frase ''Razmokets demais", se referindo a desenho famoso nos aos 90 e 2000, que nos EUA e no Brasil era chamado de Rugrats, e que tinha como personagens bebês. No voo seguinte, de volta a Moscou depois da vitória sobre os belgas, Mbappé se vingou e colocou um vídeo de Pogba dormindo. Com os braços cruzados, sua marca, escreveu "revanche". Depois colocou uma foto do volante dormindo ao lado de Griezmann, que posou novamente fazendo o sinal de "take de L", do game Fortnite.

Brincar com a idade e a cara de "bebê" de Mbappé é a diversão preferida dos jogadores da França. Caçula da equipe aos 19 anos, ele se irrita quando o fato de ser o mais novo, ou de que a idade pode pesar contra, entra em alguma conversa.

"Mbappé não gosta de ser lembrado de sua idade [19 anos, o mais jovem da equipe]. Para provocá-lo muitas vezes brincamos e falamos que ele tem 15 anos", disse Umtiti. Uma das provocações que fazem é falar que Mbappé está no Mundial errado, que deveria estar no sub-17 ou até no sub-15.

Pogba e Hernandez - FRANCK FIFE/AFP - FRANCK FIFE/AFP
Imagem: FRANCK FIFE/AFP
Não só Mbappé, mas também outros jovens novatos em Copa, como os laterais Pavard e Lucas Hernández, sofreram com o batismo dos mais velhos antes de a Copa começar. Por alguns dias, por exemplo, precisaram servir os veteranos em algumas refeições. Brincadeiras sadias, que são apoiadas pelo técnico Didier Deschamps.

O treinador atua como um motivador do grupo, como já mostrou o UOL Esporte. E, na visão dele, é importante para que o ambiente fique sadio ter momentos de descontração entre os jogadores. É um grupo jovem, com média de idade de 26 anos, ao lado da Nigéria a mais baixa do Mundial, e por isso a comissão técnica avaliou que seria desastroso definir uma conduta rígida a atletas tão novos. Brincar portanto, na hora certa (voos podem), é liberado.

Pogba, aos 25, tem sido peça fundamental nesse ambiente descontraído. Com um jeito brincalhão natural, ele esteve retraído nos últimos anos por causa de críticas que recebeu por seu jeito extravagante fora de campo, e também depois da derrota da França para a Portugal na final da Euro-2016, que o frustrou muito.

Foi Deschamps, segundo jornalistas franceses, quem conversou com ele antes do Mundial e pediu para que ele se soltasse na concentração. Estavam permitidas brincadeiras, desde que respeitosas, e Pogba não se fez de rogado. No treino desta quinta (12), por exemplo, ficou brincando com Griezmann no treino físico, corridinha leve, um tentando dar um drible diferente no outro quando uma bola aparecia por perto. 

A imitação do jeito de andar de Umtiti, na frente dos jornalistas, foi a prova de que a aposta de Deschamps deu certo. Feliz o time da França é, resta saber se também será campeão do mundo.

França