Topo

Fisioterapeuta do Brasil diz que "colchão" desviou foco de lesão de Marcelo

Marcelo ajoelha pouco antes de ser substituído em Brasil x Sérvia, na Copa do Mundo - Stuart Franklin - FIFA
Marcelo ajoelha pouco antes de ser substituído em Brasil x Sérvia, na Copa do Mundo Imagem: Stuart Franklin - FIFA

Do UOL, em São Paulo

14/07/2018 22h43

O lateral-esquerdo Marcelo preocupou o Brasil durante a Copa do Mundo ao ser substituído no início da partida contra a Sérvia por conta de um problema nas costas. De acordo com Rodrigo Lasmar, médico da seleção, a lesão -- um espasmo na musculatura estabilizadora da coluna -- teria sido provocada pelo colchão que o jogador dormiu no hotel em Moscou, onde a delegação se hospedou nos dois dias anteriores à partida.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

No entanto, depois de pouco mais de duas semanas daquele jogo, Bruno Mazziotti, fisioterapeuta da seleção brasileira, deu a entender que isso pode não ter sido o verdadeiro responsável pelo problema de Marcelo. Em entrevista à ESPN Brasil neste sábado (14), Mazziotti afirmou que a "questão do colchão" foi dita à época para desviar o foco das críticas de uma suposta sobrecarga de treinos na seleção -- antes de Marcelo, o lateral Danilo e o atacante Douglas Costa haviam sofrido com lesões musculares.

Apesar de indicar que o colchão não foi o responsável direto pela lesão de Marcelo, o fisioterapeuta descartou também que o problema estivesse relacionado ao excesso de treinos. Ele explicou que Marcelo possui um histórico de lombalgia e já havia sofrido com isso no Real Madrid.

"O Marcelo tem um histórico de lombalgia, isso acontece com 90% dos atletas. Ele sentiu as costas, no popular, travar. Já sabíamos [do problema] porque o Marcelo tem um histórico, a gente busca esse detalhamento. Já tinha acontecido com ele no Real Madrid em outro momento", afirmou Mazziotti.

"Ele mencionou que nessa outra vez ele ficou 15 dias para voltar. Graças a Deus a recuperação foi feita. Quando foi dito da questão do colchão, ela foi para tirar um pouco o foco da questão da sobrecarga. Estavam todos batendo na questão, mas não foi sobrecarga", acrescentou.

Na época da lesão, a comissão técnica vinha sendo questionada sobre uma possível sobrecarga nos treinamentos. A maioria dos jogadores chegou à Copa do Mundo depois do fim da temporada do futebol europeu.

Após ser substituído diante da Sérvia, Marcelo ficou de fora da partida contra o México, pelas oitavas de final. O lateral chegou a ficar como opção no banco de reservas, mas não foi utilizado pelo técnico Tite. Ele retornou ao time titular na derrota por 2 a 1 contra a Bélgica, que culminou na eliminação do Brasil, nas quartas de final.