Topo

França

Modric pouco móvel? Deschamps discorda de jornalista e exalta croata

O técnico francês Didier Deschamps discordou de um jornalista neste sábado (14) - AP Photo/David Vincent
O técnico francês Didier Deschamps discordou de um jornalista neste sábado (14) Imagem: AP Photo/David Vincent

Marcel Rizzo

Do UOL, em Moscou (RUS)

14/07/2018 11h56

Técnico da França, Didier Deschamps estava sereno na entrevista na véspera da final da Copa do Mundo contra a Croácia, que ocorre no domingo (15), às 12h (horário de Brasília), em Moscou. Ele só arregalou os olhos quase no fim da coletiva, quando um jornalista de seu país quis saber o que o treinador achava de enfrentar um jogador como Modric, que não teria a mesma mobilidade de rivais anteriores como Messi e Hazard.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"Se você diz que o Modric não é muito móvel, não viu o mesmo Modric que eu. Modric tem muita mobilidade. Tem uma base técnica como Rakitic e uma inteligência de jogo importante. Tem muita influência no jogo. Não é como Messi ou Hazard, eles são mais atacante. Mas o Modric que vejo tem muita mobilidade", disse Deschamps, que antes já havia elogiado muito o adversário de domingo.

A pergunta deve ter assustado o técnico da França justamente porque, segundo os dados da Fifa, Modric é o jogador que mais correu nessa Copa - foram 63,03 km de deslocamentos. Nos jogos, volta até a intermediária defensiva para buscar a bola, se aproxima dos atacantes e dá carrinho na lateral para bloquear adversários.

Deschamps sabe que terá que bloquear o meio-campo croata, com Modric, Rakitic e Perisic, um trio habilidoso. Na França, o time tem atuado com três jogadores no setor, mas que marcam com eficiência: Kanté, Pogba e Matuidi. Mas, para domingo, talvez Griezmann, que tem atuado mais aberto, tenha que ajudar na marcação.

Ao fim da entrevista, o jornalista, que não se identificou, ainda tentou se aproximar de Deschamps para uma tréplica, ou talvez explicar melhor o que quis dizer com o Modric pouco móvel. A assessoria da Fifa não permitiu.

França