Topo

Croácia

Rakitic motiva Croácia em busca do título: "Por todo o povo que nos apoia"

Dan Mullan/Getty Images
Imagem: Dan Mullan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/07/2018 14h47

Se vencer a França neste domingo (15) e conquistar a Copa do Mundo, a Croácia conquistará algo inédito. Não é à toa que Rakitic tem como inspiração a história do país, que se separou da Iugoslávia e se tornou uma nação independente há 26 anos.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

“Por nosso país, por todo o povo que nos apoia, por este incrível grupo humano... Vamos, Croácia!”, escreveu o meio-campista do Barcelona neste sábado, véspera da grande final da Copa do Mundo, que acontece às 12h (de Brasília).

A publicação foi feita no Instagram e nos idiomas croata, inglês e espanhol. No entanto, há de se destacar o fato de que Rakitic é fluente em oito línguas: ele também sabe falar italiano, francês, alemão, alemão suíço e catalão.

Ainda que pareça mentira, o meia costumava defender a Suíça, já enfrentou a seleção croata sub-17 em 2005 e teve como adversários alguns de seus atuais companheiros, como o goleiro Yann Sommer e o zagueiro Dejan Lovren.

"Quando comecei a jogar, não usava a camisa croata. Usava a de meu outro lar, a Suíça. Tenho que ser honesto, nasci na Suíça, cresci na Suíça, fui à escola na Suíça, os meus amigos são da Suíça. Mas a maior parte do meu coração pertence à Croácia. Sempre foi assim", declarou Rakitic em ao "Player's Tribune".

Em 2007, o ex-jogador Slaven Bilic e o ex-presidente da federação croata de futebol, Vlatko Markovic, visitaram Rakitic e lhe disseram que contavam com ele. O meia refletiu e tomou a decisão, que resultou até em algumas ameaças no país natal.

Croácia