Topo

"Sete ou oito deveriam ter sido cortados", diz preparador do Brasil em 2006

Adriano e Ronaldo comemoram gol da seleção na Copa de 2006 - Robert Cianflone/Getty Images
Adriano e Ronaldo comemoram gol da seleção na Copa de 2006 Imagem: Robert Cianflone/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/07/2018 20h38

Moraci Sant'anna, ex-preparador físico da seleção brasileira, revelou que muitos atletas deveriam ter sido cortados da delegação que disputou a Copa do Mundo de 2006. A afirmação foi feita na noite deste sábado (14), durante o "Resenha", da ESPN.

"Logo que nós chegamos em Weggis [na Suíça, onde começou a preparação da seleção], a avaliação dos jogadores mostrou que alguns não estavam no seu melhor. Se nós pudéssemos cortar, e não poderia, porque a inscrição era feita com 30 dias de antecedência, eu diria que pelo menos sete ou oito jogadores deveriam ser cortados", falou Sant'anna. "À noite eu falei: '[Carlos Alberto] Parreira, não tem milagre, não tem como colocar esses atletas em forma pro nível de uma Copa do Mundo", completou.

A preparação para o Mundial de 2006 ficou conhecida pela desorganização e pela bagunça, que terminou com uma equipe estrelada, com Adriano, Kaká, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, eliminada nas quartas de final pela França.

"No segundo dia de treino em Weggis, nosso treinamento era na sala de musculação apenas. O Américo Faria [supervisor da seleção] chegou pra mim e disse que eu tinha que levar o time no campo porque tinha 5 mil pessoas que pagaram ingresso". Sant'anna teve de levar o grupo para uma corrida e alongamento apenas por causa do contrato assinado pela CBF, com multa alta. E assim aconteceu todos os dias na Suíça. Parreira, segundo o preparador, também não sabia do compromisso assumido.

"Dos 18 dias que passamos lá, de concentração não teve praticamente nada. Nós fomos pensar em Copa do Mundo mesmo quando chegamos na Alemanha", finalizou.