Topo

Croácia

Croácia abafa no início, mas sonho de maior feito das copas para na França

Luka Modric passa bola durante a final da Copa do Mundo de 2018 entra França e Croácia - Francisco Seco/AP Photo
Luka Modric passa bola durante a final da Copa do Mundo de 2018 entra França e Croácia Imagem: Francisco Seco/AP Photo

Do UOL, em Moscou (Rússia)*

15/07/2018 13h53

As três prorrogações seguidas da fase de mata-mata não pareciam tirar o fôlego da Croácia para a grande final da Copa do Mundo, neste domingo (15), em Moscou. O time do técnico Zlatko Dalic mostrou disposição e assustou os adversários com sua correria, especialmente no início. O sonho do país de quatro milhões e meio de habitantes de protagonizar a maior surpresa da história dos mundiais, no entanto, parou em uma França fulminante no segundo tempo.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Marcados pelo preparo físico de quem teve “um jogo” a mais no torneio – 90 minutos, somadas as três prorrogações –, os croatas surpreenderam assim que a bola rolou. O abafa inicial durou quase 15 minutos. Sem espaço no campo, os franceses assistiam ao adversário jogar. No período, o time de Modric, Rakitic e cia. chegou a ter 62% da posse de bola.

O gol contra de Mandzukic aos 17min abriu o placar para a França, mas não desanimou a Croácia, que seguia em cima e achou o empate logo em seguida, com Perisic. O pênalti convertido por Griezmann e marcado com a ajuda do árbitro de vídeo (VAR) deixaria os franceses à frente do placar ao final da primeira etapa. No placar de quem corria mais, no entanto, os croatas lideravam.

Griezzman, Pogba e Mbappé resolvem

Na volta do intervalo, a equipe que disputava sua primeira final da história e sonhava com um feito surpreendente manteve a correria. Mas só, sem inspiração. E viu uma França letal do outro lado do campo.

Se não corriam como os adversários, os franceses tinham a qualidade de Griezmann somada às pontarias afiadas de Pogba e Mbappé. Era o suficiente para frear qualquer sonho croata. Em quatro minutos, aos 15min e aos 19min, dois gols das estrelas, 4 a 1 no placar e o título encaminhado.

Lloris ainda falhou na meta e entregou um gol a Mandzukic: 4 a 2. Ainda faltava muito à Croácia. E o fôlego, arma no início, fora igualado. A França, a essa altura da final, já corria tanto quanto.

Os incansáveis croatas corriam para manter vivo o sonho - agora de uma virada épica para coroar o feito histórico. Mas a França igualava a disputa. E tudo não passou de um sonho para o aguerrido selecionado de Zlatko Dalic.

Após três vitórias na primeira fase e três empates no tempo normal no mata-mata, o amargo sabor da derrota chegava para a Croácia justamente na esperada final. A França usou da experiência para segurar a vitória por 4 a 2 e fazer história com seu segundo título mundial, justamente 20 anos após o primeiro, em casa, em 1998.

Restou aos croatas, então, a simbólica superioridade em quilômetros percorridos em campo: 100 a 99.

*Reportagem de Danilo Lavieri, Dassler Marques, Julio Gomes, Luiza Oliveira, Marcel Rizzo, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Croácia