Topo

França

Deschamps vence como técnico e jogador e se iguala a Zagallo e Beckenbauer

Deschamps se tornou o terceiro na história a ganhar Copas como técnico e jogador - Frank Augstein/AP Photo
Deschamps se tornou o terceiro na história a ganhar Copas como técnico e jogador
Imagem: Frank Augstein/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 13h53

Didier Deschamps alcançou neste domingo um feito que somente Zagallo e Franz Beckenbauer possuíam: ser campeão de Copa do Mundo como jogador e técnico. A marca de Deschamps foi obtida com a vitória da França na decisão do título contra a Croácia, 4 a 2, em Moscou.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

O atual técnico da seleção francesa conquistou seu segundo título em Mundiais. Em 1998, Deschamps levantou a taça como capitão da França na Copa daquele ano.

“Sim [se estava feliz por ter entrado na galeria dos recordistas]. São os melhores técnicos. Muito bom, mas eu não estou pensando em mim. Evidentemente eu me sinto orgulhoso disso”, comentou Deschamps logo depois do apito final neste domingo, na lateral de campo.

O treinador francês ressaltou o trabalho desenvolvido a longo prazo no comando da seleção. Para Deschamps, a derrota na final da Eurocopa de 2016, contra Portugal, fez amadurecer elenco e comissão técnica.

“Me fez tão mal de perder o título da Eurocopa, mas serviu para mim e jogadores para dar mais força. Desmistificamos essa história de [perder] na final. Eles [jogadores] que ganharam hoje”, exaltou Deschamps.

No comando da seleção francesa desde 2012, Deschamps disputou na Rússia seu segundo mundial como técnico. A primeira vez como treinador aconteceu em 2014, no Brasil.

Nesta seleta galeria dos campeões dentro e fora de campo, Mário Jorge Lobo Zagallo tem um diferencial sobre Beckenbauer e Deschamps.

O ex-treinador brasileiro ganhou quatro Copas: duas como jogador (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como auxiliar técnico (1994).

O alemão Franz Beckenbauer venceu uma Copa como jogador (1974) e uma como treinador (1990).

França