Topo

Copa 2018

Festa em Paris tem mais de 1 milhão de pessoas nas ruas e caos generalizado

REUTERS/Gonzalo Fuentes
Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

João Henrique Marques

Do UOL, em Paris

15/07/2018 20h53

Paris viveu por horas neste domingo sob o caos generalizado originado pela comemoração da Copa do Mundo conquistada pela França. Uma multidão, estimada pela Polícia em mais de um milhão de pessoas, esteve presente nas ruas próximas ao Arco do Triunfo, local do auge da celebração.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

O roteiro de todo o parisiense após o apito final de França 4 x 2 Croácia parecia o mesmo: caminhada em direção a Champs-Elysées. Por ali, já havia grande número policiamento e ambulâncias preparadas para o atendimento emergencial.

Encontrar pessoas em estado de pânico foi fácil. A todo momento bombas eram estouradas no chão e fogos lançados ao céu. Qualquer veículo que ousava se aproximar das áreas de maior concentração de gente era parado para que as pessoas pudessem subir sobre eles.

A grande massa era incontrolável. Bancas de jornais, mesmo fechadas, foram alvo de pontapés. Algumas vitrines de lojas também sofreram deteriorações.

“Essa é a maior festa já vista na história de Paris. Vivi de perto a conquista da Copa de 98, mas estamos em um momento maior de celebração do povo”, comentou Laurie Monie, repórter do jornal esportivo francês L’Equipe.

paris - AP Photo/Francois Mori - AP Photo/Francois Mori
Imagem: AP Photo/Francois Mori

A celebração do povo francês foi intensificada pelo bom tempo na cidade, ao redor de 25 graus e sem chuva, e a luz solar presente até 22h – jogo foi encerrado por volta das 19h no horário local. Somente ao escurecer é que as ruas começaram a esvaziar.

“Nao gostei do que vi. Nao consigo acesso a nenhum ponto próximo ao arco e tem muita gente maluca na rua. Vou embora”, comentou um apressado torcedor francês.

O caos urbano ainda era facilmente notado em qualquer estação de metro e nas paradas de ônibus. Muitos deixaram de circular por conta da impossibilidade de atravessar algumas ruas.

Na festa em Paris fora mais de 110 mil policiais responsáveis pela segurança. A reportagem presenciou um grande grupo deles posicionado na região do Arco do Triunfo deixar o local de emergência por uma notificação de grave problema ao redor. Além do policiamento, 44 mil bombeiros também estavam presentes nas ruas de Paris.

O confronto de torcedores com policias não foi raro. Os relatos das autoridades eram de que milhares de franceses estavam embriagados e dispostos a tumultuar a festa.

A celebração em Paris ainda vai seguir na segunda-feira. Por volta das 17h (horário local) está programado o desfile dos campeões pela cidade. Os jogadores ainda serão homenageados publicamente pelo Presidente, Emmanuel Macron, na cidade.

Copa 2018