Topo

Copa 2018

França domina Croácia, consagra nova geração e é bicampeã mundial da Copa

Danilo Lavieri, Dassler Marques, Luiza Oliveira, Marcel Rizzo, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Moscou (Rússia)

15/07/2018 13h53

O surgimento de tantos bons jogadores franceses nos últimos anos não poderia passar em branco. Neste domingo (15), liderada por Varane, Griezmann, Pogba e Mbappé, a França referendou seu trabalho com uma final irretocável, contra a Croácia no Luzhniki Stadium, vencida por 4 a 2. Assim como em 1998, a bola parada foi fundamental na decisão de Moscou.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

Mandzukic (contra) e Griezmann, na etapa inicial, fizeram para a França, que ainda contou com gols de Pogba e da sensação Mbappé em uma final cheia de bolas na rede. Perisic e o mesmo Mandzukic, agora a favor, anotaram para os vice-campeões.

Diante de 78 mil torcedores, a França de Didier Deschamps, campeão como treinador e jogador como Zagallo e Beckenbauer, confirmou tempos incríveis, com destaques (ainda) jovens. Uma década que começou turbulenta com Raymond Domenech e que teve a frustração de perder uma Eurocopa em casa há dois anos se encaminha com um bicampeonato saboroso.

França Taça Copa do Mundo - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
França leva a segunda Copa do Mundo para a casa, vinte anos depois de Zidane e companhia
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

O melhor: Griezmann e seu pé esquerdo acabam com a Croácia

Griezmann França - KAI PFAFFENBACH/REUTERS - KAI PFAFFENBACH/REUTERS
Griezmann se destacou na decisão sendo novamente decisivo para a França
Imagem: KAI PFAFFENBACH/REUTERS

O homem das bolas paradas decidiu novamente. Griezmann acertou um cruzamento venenoso, que Mandzukic colocou contra as próprias redes, bateu o escanteio e o pênalti que se transformaram no segundo gol e ainda ajeitou para Pogba no terceiro.

O pior: Giroud não brilha mais uma vez

A história de 1998 se repetiu também com os centroavantes. Giroud, assim como Guivarch, passou em branco em mais uma apresentação de apenas suor na decisão da Copa.

França se junta a bicampeões. Leste Europeu segue sem título

Com sua segunda conquista em 20 anos, os franceses se igualaram a Uruguai e Argentina no seleto clube dos bicampeões de mundiais. À frente do país de Zinedine Zidane e Antoine Griezmann, só estão Brasil (5) e Alemanha e Itália (4). Já o Leste Europeu segue a sina de perder finais, como a Tchecoslováquia em 1962 e a Hungria em 1938 e 1954.

Croácia domina a posse. A França leva a melhor pelo alto

Bola alta Croácia França - Kevin C. Cox/Getty Images - Kevin C. Cox/Getty Images
Jogadas pelo alto fizeram a diferença a favor dos franceses; tendência da Copa apareceu na final
Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images

A etapa inicial em Moscou teve a marca da maior qualidade da Croácia. Foram sete finalizações a uma, 60% de posse de bola, bons lances de Rakitic e Perisic e muito trabalho, principalmente, para Varane, Umtiti e Lloris. Mas na Copa em que a bola parada representa mais de 40% dos gols e empurra principalmente os franceses adiante, assim se decidiu. Um gol contra de Mandzukic, um de Perisic e um pênalti assinalado por Griezmann, sempre com a bola parada na origem, marcaram a decisão.

Oi, sumido

Sumido desde a fase de oitavas de final, o árbitro de vídeo reapareceu justamente na partida mais esperada do Mundial. Néstor Pitana não hesitou em consultar o VAR depois de a bola desviar no braço de Perisic. Imediatamente ao lance, os franceses reclamaram com o árbitro argentino, que interpretou o ato como irregular. A Fifa orientou os juízes a assinalarem a infração, como ocorreu em Dinamarca x Austrália e Portugal x Irã.

Pogba e Mbappé definem no 2º tempo para a França

Pogba comemora França Croácia - Catherine Ivill/Getty Images - Catherine Ivill/Getty Images
Pogba foi decisivo e anotou o quarto gol da França na decisão deste domingo
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Firmes durante toda a Copa, os croatas não conseguiram proteger a meta no segundo tempo. A França encontrou muitos espaços, sempre com Griezmann como o mais inteligente a ocupa-los. Símbolos de duas diferentes e promissoras gerações francesas decidiram a final: Pogba tentou de direita, mas sorriu quando a bola voltou para a canhota e marcou de fora aos 13min. Mbappé, também de fora da área, fez o quarto aos 19min.

Pixotada de Lloris coloca emoção nos minutos finais

A parada parecia definida para a França, e de fato se provou que estava. Mas, com vantagem de 4 a 1 no placar, o goleiro e capitão Hugo Lloris se permitiu um erro infantil que reacendeu os croatas. Na saída de bola, ele tentou driblar Mandzukic, que tocou com o pé direito na bola e recolocou emoção no Luzhniki.

Mbappé entra em galeria seleta de sub-20 em finais

Mbappe França - Carl Recine/Reuters - Carl Recine/Reuters
Mbappe, um dos grandes destaques da Copa do Mundo, apareceu na final
Imagem: Carl Recine/Reuters

Com 19 anos e já um dos protagonistas desta Copa do Mundo, Kylian  Mbappé entrou em uma galeria seleta com jogadores dessa idade que atuaram em decisões. Antes dele, só o uruguaio Rubén Morán (50), Pelé (58) e o italiano Bergomi (82) tiveram a oportunidade e não desperdiçaram: tal qual o francês, ficaram com o título. O jovem do PSG ainda entrou no grupo de Pelé como únicos desta categoria a marcarem em uma final.

Se tem decisão, pode chamar o Griezmann

Dois meses depois de anotar uma dobradinha na final da Liga Europa, Antoine Griezmann provou no palco mais alto possível que é um jogador para os grandes momentos. Com um gol de pênalti e participações em mais dois, além de uma atuação realmente boa, brilhou dois anos após ser o melhor da Eurocopa com seis gols e vice-campeão. Já na Rússia, participou de oito dos 12 gols franceses.

Modric tem final apagada. De quem será a Bola de Ouro?

Modric Croácia França - Laurence Griffiths/Getty Images - Laurence Griffiths/Getty Images
Modric saiu como o craque da Copa, mesmo com atuação mais apagada na final do Mundial
Imagem: Laurence Griffiths/Getty Images

Com um Mundial incansável e de alto nível, sendo eleito o melhor em campo em três partidas, Luka  Modric não conseguiu levar seu país além do mais que honroso segundo lugar. Vigiado por Kanté durante dois terços do jogo, e N’Zonzi nos 30 minutos finais, não foi o mesmo jogador de outros tempos. A Copa da Rússia deixa a disputa da Bola de Ouro aberta: Mbappé? Cristiano Ronaldo? O próprio Modric? Não há um favorito claro. No Mundial, o croata levou o troféu de craque.

Croácia não consegue subir a montanha pela quarta vez

Os croatas já tinham saído atrás do marcador contra Dinamarca, Rússia e Inglaterra, mas foram atrás da vaga na final com o auxílio de prorrogações e disputas por pênaltis vencidas com o brilho de Subasic. O goleiro não foi tão bem na finalíssima, e ter a desvantagem em duas ocasiões da decisão se mostrou fatal contra um time muito mais desgastado que os franceses. Assim, a Copa segue sem uma vitória de virada desde 1974.

Heróis croatas da semi vivem uma montanha russa no Luzhniki

Mandzukic desvia gol contra Croácia França - Martin Meissner/AP Photo - Martin Meissner/AP Photo
Herói da semifinal, Mandzukic desviou contra o próprio gol e abriu o placar para a França na decisão
Imagem: Martin Meissner/AP Photo

Com um desvio de cabeça, Mandzukic se tornou o único jogador da história a marcar contra as próprias redes em uma final de Copa do Mundo. Logo ele, que havia feito o gol da classificação no mesmo Luzhniki, contra a Inglaterra. Herói naquele dia, Perisic viveu uma montanha-russa de emoções ainda maior: ele empatou o jogo contra os franceses, mas viu uma bola bater em seu braço e um pênalti acabou sendo marcado contra a Croácia. O centroavante da Juventus, contudo, recolocou os croatas no duelo ao aproveitar falha incrível de Lloris aos 23min da etapa final, mas a reação parou por aí.

FICHA TÉCNICA
FRANÇA 4 x 2 CROÁCIA

Local: Estádio Luzhniki, em Moscou (Rússia)
Data: 15 de julho de 2018 (domingo)
Horário: 12h (de Brasília)
Árbitro: Néstor  Pitana (Argentina)
Assistentes: Hernan Pablo Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)
Cartões Amarelos: Kanté e Hernández (França)

Gols:
FRANÇA: Mandzukic (contra), aos 18min do 1º tempo; Griezmann, aos 37min do 1º tempo; Pogba, aos 13min do 2º tempo, e Mbappé, aos 19min do 2º tempo
CROÁCIA: Perisic, aos 27min do 1º tempo, e Mandzukic, aos 23min do 2º tempo

FRANÇA: Lloris; Pavard, Varane, Umtiti e Lucas Hernández; Kanté (N’Zonzi) e Pogba; Mbappé, Griezmann e Matuidi (Tolisso); Giroud (Fekir).
Técnico: Didier Deschamps.

CROÁCIA: Subasic; Vrsaljko, Lovren, Vida e Strinic (Pjaca); Rakitic e Brozovic; Rebic (Kramaric), Modric e Perisic; Mandzukic.
Técnico: Zlatko Dalic.

Copa 2018