Topo

Copa 2018

"O mundo aos pés" e "sem brilho": jornais se dividem após título francês

Olé publicou: "O mundo aos seus pés" - Reprodução
Olé publicou: "O mundo aos seus pés" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 16h13

Os jornais ao redor do mundo repercutiram a vitória da França por 4 a 2 contra a Croácia, neste domingo (15), na final da Copa do Mundo da Rússia. Na América do Sul e na Europa, a maioria dos veículos exaltou o título francês, mas também sobraram críticas.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Na Argentina, o Olé foi só elogios: “O mundo aos seus pés”. “França se consagrou bicampeã do mundo ao vencer por 4 a 2 contra a Croácia em uma final tremenda. Terminou invicta, foi eficaz e contou com grandes individualidades para chegar a cumprir o sonho de levantar a Copa do Mundo. Saudações, campeã”, escreveu o jornal. Ainda na América do Sul, o uruguaio El Observador falou em “glória eterna” para a França.

Na Espanha, o Mundo Deportivo criticou a seleção francesa mesmo depois da vitória. “França, campeã do mundo sem brilho”, publicou. Já o Marca escreveu em francês para saudar os franceses: “Bons tempos”.

Mundo Deportivo 1 - Reprodução - Reprodução
Mundo Deportivo falou que título da França foi "sem brilho"
Imagem: Reprodução

Ainda na Europa, os jornais ingleses adotaram tons diferentes sobre a conquista. O Daily Mail falou em “campeões da chuva”, lembrando da forte chuva que caiu no Estádio Lujniki na hora da premiação. O Daily Mirror também exaltou: “Magnífico! França é coroada campeã do mundo pela segunda vez após quebrar os corações croatas com classe de mestre”.

Por outro lado, o The Independent foi mais crítico e publicou: “Depois de pênalti controverso, invasão de campo, golaços e erros incompreensíveis... a França vence a Copa do Mundo”. Já na Itália, a Gazzetta dello Sport afirmou: “O Mundial é da França. Contra a Croácia: termina 4 a 2, e Mbappé ofusca Modric”.

Copa 2018