Topo

Copa 2018

Para jornal inglês, VAR mostrou seu valor ao cancelar pênalti de Neymar

Neymar simula falta em lance decisivo do jogo contra a Costa Rica - REUTERS/Marcos Brindicci
Neymar simula falta em lance decisivo do jogo contra a Costa Rica Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 11h23

Um dos mais respeitados jornais da Europa, o The Guardian publicou neste domingo seu resumo da Copa do Mundo, listando "17 coisas que aprendemos com o Mundial da Rússia". E a lista começa citando Neymar e a polêmica sobre suas simulações.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"O VAR não estraga futebol, mas também não melhora muito. O cancelamento da penalidade de Neymar mostrou o valor do VAR", escreveu o diário, ao apontar o lado bom do árbitro auxiliar de vídeo, que pela primeira vez foi utilizado em uma Copa do Mundo. Contra a Costa Rica, um pênalti inicialmente marcado sobre o brasileiro acabou cancelado após a checagem. 

O Guardian, porém, também fez críticas ao VAR: "Atrasos, análises não realizadas e análises erradas, tudo isso encorajando os críticos", avaliou o jornal londrino.

O jornal também dedicou um item da lista especialmente para Neymar. "As rolagens de Neymar inspiraram todos os melhores gifs. 'Eu não me importo muito com críticas', disse ele, antes de ir para casa cedo. 'É apenas uma tentativa de me enfraquecer'", lembrou o jornal.

Além de Neymar e do VAR, a lista do Guardian ainda teve a união da Inglaterra em torno de Southgate, as críticas de Modric à imprensa inglesa, a demissão do técnico da Espanha, os shows do "embaixador" Maradona e as apostas erradas dos animais que tentam adivinhar resultados.

Copa 2018