Topo

Copa 2018

Paris tem cenas de violência e destruição durante comemoração de título

Jack Taylor/Getty Images
Imagem: Jack Taylor/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 17h56

Horas após o bicampeonato francês na Copa do Mundo, a capital Paris viveu cenas de violência e depredação neste domingo (15). Segundo relatos da imprensa local, houve saque e depredação de lojas, o que provocou correria na avenida Champs Élysées.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Segundo informações da agência de notícias AFP, um dos casos mais graves envolveu cerca de 30 jovens, que invadiram um complexo comercial para saquear garrafas de bebida alcoólica. Eles foram dispersados pelo gás lacrimogêneo lançado pela polícia.

Cerca de 4 mil oficiais de segurança foram mobilizados em Paris neste domingo. Um longo perímetro foi estabelecido em áreas de maior fluxo, para proibir o tráfego de automóveis até as 4h de segunda-feira no horário local (23h de Brasília).

Em Paris, a maioria dos torcedores se reuniu nas cercanias da Torre Eiffel, onde havia telões transmitindo a decisão do Mundial contra a Croácia. Quando a vitória por 4 a 2 foi confirmada pelo apito final, o grosso da multidão se dirigiu à avenida Champs Élysées, palco tradicional de comemorações esportivas na cidade. Ali houve muita festa pelo título, mas também foram reportados incidentes.

Os problemas haviam sido previstos por alguns comerciantes locais, que baixaram as portas ainda durante a final na tentativa de evitar qualquer situação. Problemas deste tipo já tinham acontecido na última terça-feira (10), quando a seleção francesa havia vencido a Bélgica e se classificado para a final. Naquela ocasião, torcedores entraram em confronto com policiais e acabaram dispersos por bombas de gás.

Copa 2018