Topo

França

Paris viveu sob euforia nos 90 minutos e antecipou festa

Torcedores da França fazem festa durante jogo contra a Croácia na final da Copa do Mundo - João Henrique Marques/UOL Esporte
Torcedores da França fazem festa durante jogo contra a Croácia na final da Copa do Mundo Imagem: João Henrique Marques/UOL Esporte

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris (França)

15/07/2018 13h54

A seleção francesa fez valer o clima de festa que contagiou Paris há quase uma semana. O triunfo sobre a Croácia por 4 a 2 na final da Copa do Mundo teve apenas poucos de silêncio na cidade. No trecho final do jogo, os torcedores já caminhavam em direção ao Arco do Triunfo, o palco da celebração.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

O clima de euforia foi grande durante todo o domingo. Por exemplo, os 80 mil lugares disponíveis para acompanhar ao jogo em telão montado ao lado da Torre Eiffel, foram ocupados com quase três horas de antecedência ao jogo.

O clima de tensão pouco existiu durante a partida. Os franceses estavam abalados por uma onda de "já ganhou" e não desanimaram nem com o gol de empate da Croácia. A gritaria seguiu forte pelas ruas.

A Champs-Elysées, avenida mais famosa de Paris esteve fechada durante o jogo. Lá será celebrado o título e também está programada a carreta dos jogadores na segunda-feira.

O clima na França é de preocupação com a segurança por conta da multidão que é esperada para festas nas ruas após o jogo.

A cidade ainda ganhou um reforço de 12 mil policiais de outras cidades francesas, totalizando quase 100 mil agentes na operação. Além disso, haverá um reforço de médicos e socorristas.

Torcedores da França se encaminham ao Champs-Elyseés - João Henrique Marques/UOL Esporte - João Henrique Marques/UOL Esporte
Imagem: João Henrique Marques/UOL Esporte

O vandalismo é fácil de ser notado nas ruas de Paris. Comemorações com bombas foram ouvidas a todo momento e a euforia dos torcedores parecia incontrolável.

Durante o jogo todas as ruas próximas ao Arco do Triunfo estavam abarrotadas, e os carros que por ali passavam eram parados pelos torcedores.

A festa em Paris é um retrato do que acontece em toda a França. Movimentação em massa e tumultos também são esperados em cidades expressivas como Marselha, Nice e Lyon.

França