Topo

Croácia

Presidente da Croácia visita seleção no hotel antes da final da Copa

Kolinda Kitarovic, presidente da Croácia - Dimitar Dilkoff/AFP
Kolinda Kitarovic, presidente da Croácia Imagem: Dimitar Dilkoff/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/07/2018 09h17

A presidente da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarovic, visitou o hotel da seleção do país neste domingo, antes da decisão da Copa do Mundo. Às 12h (de Brasília), a equipe busca seu primeiro título mundial contra a França, em Moscou.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Kolinda tem participado ativamente da competição. Após a classificação para as semifinais, por exemplo, ela vestiu o uniforme da equipe e se juntou aos jogadores para celebrar no vestiário do Estádio Olímpico de Fisht, em Sochi.

Neste domingo, novamente ela vestiu a camisa da seleção, sem nomes ou número nas costas. No hotel da seleção, foi recepcionada pelo técnico Zlatko Dalic, que saiu até a calçada para receber a presidente e seus assessores.

Kolinda - AFP PHOTO / POOL / Yuri KADOBNOV - AFP PHOTO / POOL / Yuri KADOBNOV
Putin recebeu camisa da Croácia de presente
Imagem: AFP PHOTO / POOL / Yuri KADOBNOV

Ainda no dia da final da Copa, Kolinda visitou o presidente russo, Vladimir Putin, no Kremlin, e o presenteou com uma camisa da seleção croata com o nome do russo e o número 9 nas costas. Putin retribuiu o gesto com flores.

Primeira mulher a ser presidente da Croácia, ela foi eleita pelo país em janeiro de 2015. Aos 50 anos, a chefe de Estado tem sido acusada de usar o sucesso da seleção croata como trampolim político, mas sua ligação com o futebol é antiga e conhecida.

Ela foi jogadora na infância, é torcedora fervorosa do clube campeão nacional em dois dos últimos três anos e já presenteou até o papa Francisco com uma camisa da seleção local. Na Rússia, ela também entregou mimos a Theresa May, primeira-ministra do Reino Unido, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Croácia