Topo

Croácia

Suker e técnico croata se esquivam sobre arbitragem e exaltam França campeã

Zlatko Dalic, técnico da Croácia, caminha à beira do gramado durante a final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, contra a França - Maxim Shemetov/Reuters
Zlatko Dalic, técnico da Croácia, caminha à beira do gramado durante a final da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, contra a França Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

Luiza Oliveira e Marcel Rizzo

Do UOL, em Moscou (Rússia)

15/07/2018 15h36

Apesar de toda a decepção pela derrota da Croácia na final da Copa do Mundo para a França por 4 a 2, Zlatko Dalic não quis saber de colocar o vice na conta do árbitro Néstor Pitana. Mesmo dizendo que não marcaria o pênalti de Ivan Perisic, em que Antoine Griezmann marcou o segundo gol francês, o treinador preferiu exaltar a equipe bicampeã.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"Jogamos bem, nos primeiros 20 minutos, jogamos bem, controlamos o jogo, teve um gol , voltamos e dominamos, mas o pênalti foi dado, nunca comento arbitragem. Em final de Copa, você não dá um pênalti como esse, mas isso não diminui a vitória da França", disse em entrevista coletiva neste domingo (15).

Apesar disso, o treinador se mostrou satisfeito com o uso do árbitro de vídeo na Copa. "Por favor, não entenda que eu esteja falando mal do árbitro, estou compartilhando minha maneira de pensar. Eu respeito o árbitro, ele fez o que viu, eu nunca quis ser negativo, é assim que é. Sobre o VAR, quando vai a seu favor, é bom, quando não vai é ruim, é tudo o que eu tenho a dizer a respeito. VAR é uma coisa boa para o futebol".

Um discurso muito semelhante foi adotado por Davor Suker. O presidente da Federação Croata de Futebol afirmou que as chances perdidas pela equipe do leste europeu definiram a vitória francesa. "Não vou falar de arbitragem, do lance do pênalti. Com 2 a 1 perdemos gols, tivemos chances, acho que foi a chave do jogo. O time da França é muito forte, nós jogamos três prorrogações. Acho que venceu o melhor time, mereceram."

O treinador da seleção croata destacou a persistência de seus atletas, afirmou que a situação ficou difícil após o quarto gol francês. "Não tivemos sorte no jogo, particularmente nos dois primeiros gols, o primeiro gol contra, nos controlamos, e um gol de bola parada, o pênalti. Mas depois do quarto gol comecei a pensar, nos equilibramos, tentamos achar energia e marcamos o segundo gol pela persistência de Mandzukic, tentamos voltar ao jogo, mas foi muito difícil diante da qualidade dos adversários."

Dalic fica ou sai?

Perguntado sobre a permanência de Dalic à frente da Croácia nos próximos anos, Suker desconversou. "Quero descansar, vamos falar depois. Vou para o mar adriático, quero comer bem, descansar. Depois pensamos."

O mesmo discurso foi seguido pelo treinador, que afirmou precisar de descanso neste momento. "Estamos prontos para descansar. Nos últimos meses tivemos muito trabalho, foi muito duro o período. Estou muito feliz pelo tempo que trabalhamos juntos, finalizando como segundo colocados, eu nunca tomo decisões em uma noite. No momento eu não estou pensando em nada mais a não ser voltar para a Croácia e descansar".

Croácia