Topo

Copa 2018

Metrô de Paris muda nome de estações para homenagear campeões

Metrô de Paris muda nome de estações para homenagear campeões - JEAN-PAUL PELISSIER/REUTERS
Metrô de Paris muda nome de estações para homenagear campeões Imagem: JEAN-PAUL PELISSIER/REUTERS

Do UOl, em São Paulo

16/07/2018 09h45

Nesta segunda-feira (16), a Régie Autonome des Transports Parisiens (RATP), empresa responsável pelos transportes públicos de Paris, mudou o nome de seis estações de metrô para homenagear a seleção francesa pelo título da Copa do Mundo da Rússia.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Na linha 2, por exemplo, uma das estações ganhou o nome de “Nós ganhamos”. A estação Charles de Gaulle – Etoille virou “Nós temos duas estrelas”. A Victor Hugo ganhou o nome do goleiro e nesta segunda se chama “Victor Hugo Lloris”.

Nas linhas 6 e 14, a estação Bercy - que parece "Mercy", palavra usada em agradecimentos - virou “Bercy les Bleus”, que traduzido para o português seria “Obrigado, Azuis (apelido da seleção da França)”.

Na linha 12, a Notre-Dame des Champs virou uma homenagem ao técnico e se tornou “Notre Didier Deschamps”. Na linha 13, o comandante da França também virou nome de estação: a Champs-Elysées – Clemenceau foi renomeada como “Deschamps Elysées – Clemenceau.

As homenagens são provisórias e deverão permanecer até hoje.

Não foi só em Paris, Gareth Southgate também vira nome de estação em Londres

Estação de Londres homenageia técnico da Inglaterra e é nomeada como Gareth Southgate - HANNAH MCKAY/REUTERS - HANNAH MCKAY/REUTERS
Imagem: HANNAH MCKAY/REUTERS
A Inglaterra não venceu a Copa do Mundo, mas teve um bom desempenho, ao ficar com o quarto lugar da competição, a melhor performance desde 1990. O metrô de Londres decidiu homenagear a seleção e a estação Southgate vai se chamar Gareth Southgate por 48 horas.

Copa 2018