Topo

França

Festa pelo título francês tem centenas de detidos, dizem autoridades

Confusão em Paris em festa do título da Copa do Mundo - LUDOVIC MARIN/AFP
Confusão em Paris em festa do título da Copa do Mundo Imagem: LUDOVIC MARIN/AFP

Do UOL, em São Paulo*

16/07/2018 08h53

A França voltou a ser campeã da Copa do Mundo após 20 anos de espera. A festa dos torcedores, portanto, foi muito grande. Apesar disso, alguns se excederam. De acordo com as autoridades de Paris, 90 pessoas foram detidas e 45 policiais ficaram feridos na capital.

Copa 2018: Assista aos gols de França 4 x 2 Croácia
Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Muitos incidentes ocorreram em Paris. O maior tumulto foi registrado próximo ao Arco do Triunfo. Além de confusões, carros foram incinerados, lojas tiveram suas vitrines quebradas e bancas foram depredadas.

De acordo com informações consolidadas pelo Ministério do Interior da França, quase 300 pessoas acabaram detidas no país durante as celebrações do segundo título mundial francês. Em Lyon, por exemplo, 30 pessoas acabam presas pela polícia para averigação, 18 delas pelo roubo de uma loja de roupas.

Em Paris, Lyon (centro) e Marselha (sul), a Polícia interveio para reprimir pequenos grupos de indivíduos que atacavam lojas ou lançavam pedras contra veículos policiais. O L'Equipe ainda informa que dois jornalistas acabaram agredidos durante a festa.

O Le Parisien publicou ainda que duas pessoas morreram enquanto comemoravam o título. Um homem na faixa dos 50 anos se afogou em um canal na região de Annecy. Já em Saint-Félix, um motorista colidiu o seu carro com uma árvore e não resistiu.

A festa em Paris foi vigiada por mais de 110 mil policiais e 44 mil bombeiros. Nas ruas próximas ao Arco do Triunfo, foram registradas mais de um milhão de pessoas no auge da celebração.

No último domingo (15), a seleção da França venceu a Croácia por 4 a 2 e faturou o título da Copa do Mundo da Rússia de 2018.

*Com informações da AFP e da EFE

França