Topo

Copa 2018

Vale tudo? Torcedores ficam pelados na rua para celebrar bi da França

Do UOL, em São Paulo

16/07/2018 18h26

A loucura tomou conta das principais cidades francesas desde que a seleção confirmou o bicampeonato mundial contra a Croácia no domingo. E o sintoma mais visível da febre de Copa talvez seja uma moda que tem tomado conta da ala masculina da torcida: ficar nu em público.

Vídeos e fotos têm circulado nas redes sociais mostrando torcedores empolgados, nus em pelo, celebrando as vitórias da seleção nacional. Um deles virou meme ao subir em um semáforo e fazer uma espécie de “pole dance” aos olhos de estupefatos transeuntes (a disposição dos elementos da imagem gerou comparações com obras de arte renascentistas).  

Pelado - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Mas a tradição dos peladões não é exatamente nova. Um torcedor celebrou a vitória sobre a Bélgica, que garantiu uma vaga na final, subindo sem roupa em um carro da polícia. Um grupo de outros seis escalou uma estátua em Lyon e baixou as calças, mostrando o traseiro para a multidão.

Nas celebrações do título, outro homem se deixou filmar completamente nu em cima de um chafariz na praça Saint Michel, em Paris.

Mas de onde vem essa curiosa tradição celebratória? É claro que a festa do título levou uma espécie de carnaval às ruas da França, e o país do “mardi gras” está acostumado a exibir sua nudez nessas ocasiões.

Mas o jornal “LeParisen” resolveu investigar mais a fundo. O periódico entrevistou um torcedor que ficou nu em público após a vitória sobre a Bélgica nas semifinais. Sob a condição de não ser identificado, o torcedor disse que seus amigos o chamam de “o capitão”. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, “o capitão” aparece sem roupa sendo carregado por cima das cabeça de outros torcedores, uma conhecida comemoração basca chamada de “paquito”.

“Eu tenho esse hábito”, explicou ele, que admitiu ter bebido bastante naquela noite. "É uma tradição que eu comecei há muito tempo. Eu estudei em Lille e a nudez era parte das nossas festas. A gente fazia festas de estudantes onde ficávamos sem roupa, e éramos até famosos por isso. Basicamente existe uma relação de confiança entre meu pênis e mim."

O torcedor negou que sua atitude tenha sido o pagamento de alguma aposta perdida. "Foi por minha conta. Não fui desafiado, foi um ato voluntário. É um presente para mim, me deixa feliz. Não acho constrangedor fazer isso na frente de uma multidão. O que é paradoxal é que eu sou bastante tímido na minha vida privada."

Tímidos ou não, os franceses continuam celebrando como nunca o título mundial que chegou 20 anos depois de eles levantarem a sua primeira taça. 

Copa 2018