Topo

Copa 2018

Cantor associado ao nazismo causa polêmica em celebração da seleção croata

Ivan Rakitic ao lado de Marko Perkovic Thompson na comemoração do vice-campeonato da Croácia - Reprodução/Facebook
Ivan Rakitic ao lado de Marko Perkovic Thompson na comemoração do vice-campeonato da Croácia Imagem: Reprodução/Facebook

Da EFE

17/07/2018 08h11

Em meio à enorme festa que a Croácia fez para receber os vice-campeões da Copa do Mundo, com mais de meio milhão de pessoas nas ruas para comemorar a conquista, um detalhe chamou a atenção de internautas no país: a presença de Marko Perkovic Thompson, polêmico cantor com tendências extremistas, no carro aberto utilizado no desfile e nas fotos com os jogadores.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Até a manhã desta terça-feira, o site "index.hr" trazia uma pesquisa com 55 mil participantes na qual 65% não consideram correta a atitude da delegação croata de festejar a conquista tendo o músico por perto. A atitude recebeu críticas também nas redes sociais.

As canções patrióticas de Thompson ficaram muito famosas durante guerra de independência croata contra as forças sérvias, da qual ele próprio participou, mas suas atitudes são vistas com reprovação pela nova geração.

Os shows do cantor começam com uma saudação típica ("Prontos para a pátria"), que é associado ao "Ustasha", movimento revolucionário que governou a região entre 1941 e 1945 como aliado da Alemanha nazista de Adolf Hitler, praticando as mesmas políticas antissemitas e racistas, inclusive com campos de concentração para a matança de sérvios, judeus e ciganos.

O músico nega ser defensor do regime genocida e afirma que o bordão vem sendo utilizado há séculos, mas acaba tendo que lidar em suas apresentações com a presença de jovens ostentando referências ao movimento fascista.

Entre as diversas fotos que tirou ao longo do dia e que foram publicadas nas redes sociais, o meia Ivan Rakitic aparece em uma delas abraçado a Thompson. Também durante a comemoração, o meia Luka Modric pediu ao artista uma música que foi cantada juntamente pela delegação vice-campeã e por todos os presentes na praça Ban Jelacic, no centro de Zagreb.

Copa 2018