Topo

França

Todos franceses: lateral retruca site após postagem que "separa" campeões

Benjamin Mendy, jogador da França, faz festa após a conquista da Copa do Mundo - Matthias Hangst/Getty Images
Benjamin Mendy, jogador da França, faz festa após a conquista da Copa do Mundo
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/07/2018 16h21

A relação sobre as origens dos 23 jogadores campeões mundiais pela França ganhou espaço desde o último domingo, quando o país europeu conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo com a vitória por 4 a 2 sobre a Croácia, em Moscou. Nesta terça-feira, Benjamin Mendy usou as redes sociais para afastar um pouco este estereótipo tão discutido nos últimos dias. O recado era claro: todos são franceses.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

A conta Sporf, que conta com mais de um milhão de seguidores, postou o nome de 19 jogadores campeões mundiais com a bandeira do país de origem dos familiares. Por exemplo, Pogba foi relacionado com Guiné, Umtiti com camarões e Mbappé com a Argélia. “Todos juntos como um pela França”, escreveu a conta.

Incomodado, Mendy respondeu ao veículo replicando a mesma mensagem, mas substituindo todas as bandeiras pela da França. Não demorou para a ação do jogador do Manchester City viralizar – foram mais de 23 mil retuítes em um espaço de poucas horas.

A atitude do jogador “obrigou” o Sporf a dar a tréplica. O veículo repetiu a mensagem, mas trocou as bandeiras por taças alusivas ao título mundial a França.

A questão da imigração transcende o futebol e pauta a política francesa há décadas. O atual presidente Emmanuel  Macron, que recebeu os campeões na última segunda-feira em Paris, endureceu a lei de imigração e virou alvo de protestos no início do ano.

França