Topo

Copa 2018

Sem crianças negras? Vídeo gera debate nas web e TV russa se defende

Do UOL, em São Paulo

19/07/2018 13h01

Um vídeo feito pela emissora russa “RT” causou polêmica nas redes sociais com acusação de racismo. O canal escalou crianças para repetir as jogadas que resultaram nos gols da final da Copa do Mundo entre França e Croácia. O problema? Nenhum dos meninos era negro.

“Então eles tentaram reproduzir tudo igual menos a cor?”, questionou um internauta no Twitter. “Não vi nenhum jogador negro, essa não é a final que assisti”, criticou outro.

No vídeo, as crianças usam camisas com nomes e números dos jogadores presentes na final. Entre os titulares da França, Pogba, Umtiti, Varane, Matuidi, Kanté e Mbappé são negros, mas todos eles foram retratados por crianças loiras.

Em um texto intitulado “Garotos fofos retratando a final da Copa do Mundo causa debate online sobre racismo. Sempre precisa terminar assim” em seu site, a RT se defende das acusações de racismo sofrida por causa do vídeo.

“O vídeo foi filmado no estádio Sapsan, em Moscou, com crianças dos times locais para imitarem o francês Kylian Mbappé e o croata Mario Mandzukic. É justo dizer que não há um grande número de crianças negras em Moscou comparado com outras cidades da Europa - é uma consequência história, mais do que outra coisa – e que há um grande número de jogadores negros no time vencedor da França”, diz o texto.

“Não há nenhuma vaga tentativa em considerar o contexto em que o vídeo foi feito, em Moscou, onde a comunidade negra não é grande. Ninguém está dizendo que não há problemas raciais a serem enfrentados pelo mundo, mas, às vezes, algo é só o que é”, continua.

Copa 2018