Topo

Croácia

Apesar de vice, Zagreb tem festa e fogos de artifício em comemoração

Torcida croata fez festa em Zagreb para a final da Copa do Mundo de 2018 contra a França - Andrej Isakovic/AFP Photo
Torcida croata fez festa em Zagreb para a final da Copa do Mundo de 2018 contra a França Imagem: Andrej Isakovic/AFP Photo

Da AFP, em Zagreb (Croácia)

15/07/2018 18h17

Uma multidão reunida no centro de Zagreb festejou com canções, fogos de artifício e aplausos as conquistas de sua seleção nacional de futebol, apesar de ter sido derrotada pela França na final da Copa do Mundo 2018.

- Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
- Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

"Para nós, o segundo lugar é maravilhoso, os franceses eram melhores, felicidades. Nos encontramos em 20 anos", comentou Goran em uma rua perto da praça Jelacic, abarrotada de fãs vestidos com a camiseta quadriculada branca e vermelha. Ele fez uma alusão às semifinais da Copa de 98, que deu à França seu primeiro título.

"A Croácia pode estar orgulhosa. Temos que aplaudir nossos meninos", afirmou o comentarista da HRT logo antes do apito final.

"Uma grande nação do futebol foi mais astuta, com um jogo pragmático (...) a França continua sendo um quebra-cabeças para a Croácia", acrescentou.

"O conto de fadas termina! Croácia, segunda nação do mundo? Mbappé e Pogba, ajudados pelo árbitro e pela assistência de vídeo, deixaram a Croácia na porta do paraíso", avalia o jornal Jutarnji List.

Na praça Jelacic e nas ruas da cidade o orgulho prevalecia. "Parabenizo os franceses, foram melhores", disse o torcedor Luka, de 20 anos.

"Somos um país pequeno, o segundo lugar para nós está maravilhoso", comentou Ina.

Croácia