Topo

Copa 2018

Mulheres russas reagem ao vídeo machista gravado por brasileiros na Copa

20/06/2018 18h39

As reações a um vídeo que mostra um grupo de torcedores brasileiros expondo uma mulher russa a constrangimentos extrapolaram redes sociais e sites de notícias brasileiros e já aparecem em blogs e na imprensa russa.

Uma petição foi recém-criada por uma cidadã russa e acumula quase duas mil assinaturas em menos de 24 horas. No texto, ela pede que os brasileiros presentes no vídeo “peçam desculpas públicas tanto à moça quanto a todos os cidadãos russos por seu machismo, desrespeito às leis da Federação Russa, desrespeito aos cidadãos russos, insultos e humilhação da honra e dignidade”.

A petição também exige que os homens envolvidos no vídeo sejam levados à Justiça russa.

Enquanto o assunto ganha relevância entre os moradores de Moscou, a BBC News Brasil foi até a rua Nickolskaya, onde o vídeo original teria sido gravado, e perguntou a mulheres russas de diferentes idades qual seria sua reação se estivessem na pele da mulher retratada, mas soubessem o que estava sendo dito.

Elas também mandam um recado aos brasileiros – especialmente à minoria que ainda endossa o comportamento dos homens que gravaram o filme que se tornou viral nesta Copa do Mundo.

Elas dizem coisas como “É uma situação bem desagradável. É triste a moça estar sorrindo e dançando sem saber do que se tratava", "Não repitam isso" e "Eu recomendaria que eles tivessem mais respeito, para começo de conversa".

Copa 2018