Topo

Portugal

Trump brinca e diz que CR7 perderia eleição contra presidente de Portugal

Em encontro na Casa Branca, presidentes de Portugal e EUA tiveram diálogo curioso sobre a Copa do Mundo - NICHOLAS KAMM/AFP
Em encontro na Casa Branca, presidentes de Portugal e EUA tiveram diálogo curioso sobre a Copa do Mundo Imagem: NICHOLAS KAMM/AFP

28/06/2018 02h04

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, brincou nesta quarta-feira (27) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e uma hipotética disputa eleitoral entre ele e o craque Cristiano Ronaldo.

Portugal enfrenta Uruguai; veja a tabela das oitavas de final do Mundial
Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil
De ídolo a homem de negócios, Ronaldo tem tudo a ver com a seleção atual

Em visita a Washington, Rebelo de Sousa conversou com Trump sobre a Copa do Mundo - em um diálogo que terminou como uma clara mostra do contraste entre a cultura esportiva dos dois países.

Rebelo de Sousa pediu a Trump para comentar com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anfitrião da competição, que Portugal ainda está vivo no Mundial e quer conquistar o título.

"Não se esqueça que Portugal tem o melhor do mundo, que se chama Cristiano Ronaldo", afirmou o presidente do país europeu no início da reunião com Trump na Casa Branca.

Pouco antes, o presidente americano tinha revelado que seu filho mais novo, Baron, gosta muito de futebol e de Copa do Mundo. Sem entender muito do esporte, Trump perguntou se Cristiano está bem no torneio e disse estar "impressionado" com o craque.

"Ele é o melhor do mundo", respondeu Rebelo de Sousa.

Foi quando Trump replicou e emendou a resposta antes mesmo de Rebelo de Sousa ter a oportunidade de responder: "Então, Cristian (sic) será candidato à presidência contra o senhor? Ele não ganharia. O senhor sabe que não", disse o republicano.

Educadamente, Rebelo de Sousa tocou o braço de Trump e disse que "Portugal não é exatamente como os Estados Unidos". A conversa futebolística seguiu com o presidente americano dizendo que a Rússia está "fazendo um trabalho fantástico" como anfitriã da Copa do Mundo.

"É emocionante, inclusive se você não é fã de futebol. Eu sou um pouco fã de futebol, mas não tenho muito tempo", disse Trump, acrescentando que não torce para nenhuma seleção.

A agenda do encontro entre Trump e Rebelo de Sousa tinha como pauta o comércio, a imigração e a cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que será realizada em julho, em Bruxelas.

Esta foi a primeira visita de um presidente de Portugal à Casa Branca desde 2011.

Portugal