Topo

França

Festa francesa na final da Copa provocou oscilações em sismógrafos

18/07/2018 18h23

As comemorações pelos quatro gols marcados e pelo segundo título da França provocou vibrações tão fortes durante a final da Copa do Mundo, jogada contra a Croácia, que foram captadas pelos sismógrafos do país.

Por que perdemos? Os fatores que contribuíram para a queda da seleção
Perrengues na Rússia: de motorista dorminhoco a hotel de filme de terror
Copa mostra que árbitro de vídeo pode minar agressões e "malandragens"

Tanto os medidores localizados nos centros urbanos da França quanto aqueles de áreas mais isoladas registraram picos diferenciados nos momentos em que a seleção balançou a rede, seja no gol contra do croata Mario Mandzukic ou nos marcados por Antoine Griezmann, Paul Pogba e Kylian Mbappé.

A maior vibração, no entanto, veio com o apito final do jogo, quando a seleção francesa conquistou seu segundo título mundial. O pico chegou a ser duas vezes maior do que os anteriores.

Segundo o sismólogo da Escola e Observatório de Ciências da Terra em Estrasburgo, Jerome Vergne, a alteração foi considerável. "Durante a final da Copa do Mundo, nos divertimos, cantamos, mas acima de tudo, pulamos. Muito. A ponto de vibrar os sismômetros do território francês. Não é equivalente a um terremoto, as frequências são diferentes. Mas, mesmo assim!", escreveu em seu perfil no Twitter.

Outro sismólogo, Claudio Satriano, do Instituto de Física do Globo em Paris, também observou a alteração e publicou na mesma rede social. "Eu já tinha visto sinais semelhantes em Clermont-Ferrand na final do Campeonato Europeu de Clubes de rúgbi, em 2017. Mas esta é a primeira vez que a vemos em escala nacional", explicou.

Não foi a primeira vez que os sismógrafos trabalharam na Copa do Mundo. Semanas antes, o gol do México na vitória sobre a Alemanha na fase de grupos causou um pequeno tremor, segundo um instituto do país.

França