Topo

Islândia

Dentista, técnico da Islândia usa bom humor antes de jogo histórico

Heimir Hallgrimsson, técnico da Islândia - Hector Vivas/Getty Images
Heimir Hallgrimsson, técnico da Islândia Imagem: Hector Vivas/Getty Images

15/06/2018 10h13

A Islândia fará, neste sábado, às 16h (de Brasília), contra a Argentina, no Estádio do Spartak, em Moscou (RUS), o maior jogo da história do futebol do país. Pelo menos foi isso que afirmou o técnico Heimir Hallgrímsson durante entrevista após o treino no gramado da partida que abre a primeira rodada do Grupo D da Copa do Mundo. Usando bom humor, ele ainda brincou com a sua profissão, dizendo que definir o time para este momento está dando-lhe mais dor de cabeça do que o consultório dentário.

Brasil estreia às 15h deste domingo; veja a tabela
Simule os classificados e o mata-mata do Mundial
Super-heróis: Marcelo sofreu com 7 a 1 e ganhou peso

“Sem dúvida que o encontro diante da Argentina será um marco na história do nosso país. É uma grande seleção, nosso primeiro jogo na história da Copa. Então é um momento histórico para nós”, declarou o treinador, que fez mistério quanto a escalação da equipe para este sábado.

“Ainda não decidimos quem vamos escalar amanhã. Temos todo mundo inteiro, bem treinado, com muitas opções. Vai ser uma boa dor de cabeça para o treinador definir os 11 iniciais. Maior que as que tenho em um consultório dentário”, afirmou Heimir.

Questionado sobre qual sentimento os islandeses têm por estarem na Rússia, o treinador foi taxativo: são 'azarões' sim, mas não sortudos.

“Não acredito que é um milagre estarmos na Copa. Trabalhamos muito duro, a nossa participação na Eurocopa mostra isso. Os resultados dos últimos quatro anos mostram o nosso crescimento e regularidade. É claro que aqui somos considerados 'azarões' e, por isso, talvez não tenhamos tanta pressão assim”, disse.

Heimir Hallgrímsson declarou também que a primeira participação da Islândia na história da Copa do Mundo tem um objetivo muito claro: o desenvolvimento e crescimento do futebol do país como um todo.

“O nosso maior desafio aqui na Rússia é continuar esse processo de desenvolvimento do futebol islandês. A partir do ano que vem, na Europa, não teremos mais oportunidades de amistosos (por conta do início da Liga das Nações). São jogos que valem classificação para competição continental. Não temos muitos jogadores atuando em grandes ligas. Por isso queremos aproveitar muito bem essa oportunidade na Copa para subirmos mais um degrau”, disse Heimir, que revelou não ter nenhuma fórmula mágica para parar Messi.

“Messi é um grande jogador, um dos melhores do mundo. Não existe uma maneira de anulá-lo. Todos já tentaram e não conseguiram. Seria até injusto da minha parte colocar um único jogador nesta missão. Assim, nós, como um time, precisamos encontrar, durante o jogo, mecanismos para diminuir sua área de atuação”, finalizou.

Islândia