Topo

Copa 2018

Fifa muda prêmio de melhor do mundo, e festa será próxima ao fim da Copa

Cristiano Ronaldo recebe o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa em 2017 - Franck FAUGERE/AFP PHOTO/L"EQUIPE
Cristiano Ronaldo recebe o prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa em 2017
Imagem: Franck FAUGERE/AFP PHOTO/L'EQUIPE

04/07/2018 09h27

A premiação anual da Fifa, que prestigia os melhores do mundo do futebol, será antecipada neste ano. Geralmente realizada no fim do ano, para incluir a temporada do futebol sul-americano, dessa vez a festa está marcada para 24 de setembro, em Londres.

- Veja a tabela completa, as datas e as chaves das oitavas de final
- Simule os resultados e veja como ficam as quartas de final
- Neymar S/A: a engrenagem por trás do maior jogador de futebol do Brasil

Além de mostrar que o futebol europeu terá maior peso na premiação, a decisão da Fifa tem como objetivo aproximar a premiação da disputa da Copa do Mundo, para que as pessoas que votem tenham 'mais fresco' na memória a participação dos candidatos no Mundial da Rússia.

A votação levará em conta a opinião de medalhões do futebol, como Ronaldo Fenômeno, Kaká e Parreira: eles escolherão, ao lado de Fabio Capello, Frank Lampard e outros premiados, uma lista preliminar de dez jogadores que disputarão o prêmio de melhor do mundo.

Os ex-jogadores começarão a votar no dia 23 de julho, uma semana após a decisão da Copa. O formato da votação será semelhante aos anos anteriores: jornalistas terão peso de 25% no resultado final, capitães de seleção e treinador também ficam com 25% cada um. O restante será complementado pelo voto dos torcedores pela internet.

Além de premiar o melhor jogador, a Fifa também entregará prêmios de melhor jogadora, melhor goleiro, melhor treinador e treinadora, gol mais bonito e melhor torcida.

Copa 2018