UOL Esporte UOL Esporte
UOL BUSCA

A seleção de 1958 foi a melhor?

Veja o que jornalistas, ex-jogadores e personagens da primeira conquista brasileira em Copas do Mundo responderam sobre o polêmico assunto

Dino Sani, meia de 1958

"Todos os times foram completos, porque chegaram a ser campeões. Lógico que alguns tinham mais falhas, faltava grandes jogadores, com os de 1958 e 1970. Mas é porque o futebol foi evoluindo, foi ganhando mais força e diminuindo a qualidade técnica"

Pepe, ponta-esquerda de 1958

"Essa vou ficar em cima do muro. A de 70 era extraordinária também. Acho que seria um 4 a 4 um duelo entre as duas equipes. A de 62 não vale porque já era mais velha e os adversários mais fracos".

Zagallo, ponta-esquerda de 1958

"Não vou dizer que seja a melhor, mas foi grande, como em 70. A diferença é que 58 tinha Garrincha e Pelé jogando junto. O time de 58 foi bom no setor defensivo, tinha um meio coeso e a frente com Garricha, Pelé e Vavá".

Pelé, meia-atacante de 1958

"Sempre sou questionado sobre isso. E sempre digo que o time de 1958 era individualmente melhor, com Didi, Garrincha, Nilton Santos e outros, mas a de 1970 teve melhor rendimento coletivo. Creio que por isso que a Fifa vê a seleção de 70 como a melhor de todos os tempos, porque o rendimento do conjunto contou mais na hora da escolha"

Mazolla, atacante de 1958

"Na minha opinião foi com certeza a seleção mais completa de todos os tempos. Tínhamos um dos maiores goleiros de todos os tempos, dois laterais fantásticos. O meio-campo e o ataque, então, nem preciso comentar".

Juca Kfouri, jornalista do UOL

"A de 58 foi melhor simplesmente porque tinha Pelé e Garrincha juntos. Na minha visão, eles foram os melhores jogadores que o mundo já viu em campo. Talvez a de 70 tivesse até uma equipe melhor, mas não tinha Pelé e Garrincha, assim como a de 62".

Paulo Planet Buarque, jornalista que acompanhou a Copa de 1958

"Não tenho nenhuma dúvida que a de 58 foi a melhor, embora seja difícil comparar diferentes, etapas e épocas no futebol. Mas era um time muito completo"

Carlos Alberto Torres, capitão de 1970

"As duas seleções foram muito boas, assim como sempre cito a de 82. Porem nas enquetes que fazem a de 70 tem sido a melhor. Na minha opinião, a de 58 é excelente. Mas não posso deixar de discordar das pessoas quando dizem que a de 70 foi melhor".

Luís Fernando Veríssimo, jornalista e escritor

"Um jogo da seleção de 58 com a seleção de 70 seria um encontro de Pelés, o Pelé com 17 anos e o Pelé com quase 30. Um Pelé começando e um Pelé experiente. Enfim, quem ganharia? Acho que o jogo seria decidido por um dos dois Pelés. Eu apostaria no Pelé maduro".*
(*em texto publicado no Blog do Juca Kfouri)

Zito, volante de 1958

"Foi a melhor, porque foi a primeira que ganhou. Não dá para fazer relação comparando posição por posição, mas simplesmente minha opinião é que a seleção de 58 abriu o caminho para as outras, já que foi o primeiro campeonato do mundo que o Brasil ganhou. Não posso dizer que foi a melhor, mas sim a mais importante".

Hospedagem: UOL Host