Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Imagens de investigação apontam legítima defesa da PM em morte de vascaíno

Policiais militares lançam bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra a torcida do Vasco, em São Januário - Luciano Belford/Agif/Estadão Conteúdo
Policiais militares lançam bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta contra a torcida do Vasco, em São Januário
Imagem: Luciano Belford/Agif/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

04/08/2017 04h00

Após quase um mês de trabalhos, a Delegacia de Homicídios (DH) caminha para concluir a investigação sobre a morte do vascaíno Davi Rocha Lopes no último dia 8, depois do tumultuado Vasco x Flamengo, em São Januário. Imagens obtidas pela equipe da Polícia Civil confirmam a tese defendida pelos policiais envolvidos no caso: legítima defesa.

Relatos dos PMs do 4º Batalhão (São Cristóvão) e da Equipe de Choque informam que o grupo foi cercado por integrantes de uma organizada do Vasco quando chegavam para reforçar o patrulhamento na confusão nos arredores estádio. Os cruzmaltinos cercaram as viaturas, atirando pedras, paus e rojões, enquanto a polícia reagiu com tiros. Um deles acabou atingindo Davi. A cena ocorreu na esquina das ruas do Bonfim e Senador Alencar – a pouco mais de 200m do portão de entrada de São Januário. 

A Polícia Civil já tem, inclusive, o nome do PM que efetuou os disparos (três) em Davi. Ele contou o caso e relatou a versão confirmada pelas imagens. “Não entraremos em detalhes, mas o fato é que estamos esclarecendo o ocorrido, entendendo as circunstâncias e otimistas para fechar o quanto antes”, disse o delegado responsável pela DH, Fábio Cardoso. Fechado o inquérito na esfera policial, os responsáveis responderão ao caso na Justiça Comum. (por Guilherme Costa e Pedro Ivo Almeida)

Neymar - Movenoticias/AFP - Movenoticias/AFP
Imagem: Movenoticias/AFP

Neymar estreia sábado? Burocracia deve impedir

Neymar chegou ao PSG com vontade de estrear já no sábado, diante do Amiens, pela primeira rodada do Campeonato Francês, mas seu próprio estafe considera quase impossível que o atacante tenha condições de estar em campo. Faltam detalhes burocráticos de sua transferência a serem finalizados antes que ele esteja liberado.

O principal empecilho é o TMS, sistema de registros da Fifa, que precisaria enviar o certificado de transferência à Federação Francesa. O entorno do brasileiro considera muito difícil que ocorra a tempo, e o novo camisa 10 do PSG não deve estar regularizado até sábado no equivalente ao BID do Campeonato Francês.

Mulher de conselheiro já teve 5% de lateral do Corinthians

Conhecido no Corinthians por ser o padrinho de Andrés Sanchez na política do clube e por sua forte ligação com as divisões de base, o conselheiro vitalício Manoel Ramos Evangelista, mais conhecido como Mané da Carne, registrou direitos econômicos do jogador Lucas Roncato em nome de sua esposa. Márcia Regina da Silva, até o fim do ano passado, foi dona de 5% do lateral que foi vice-campeão da Copa São Paulo em 2014.

Segundo apurou a De Primeira, o Corinthians concedeu essa porcentagem por uma queixa de Mané, que alegava ter direito a valores da venda do zagueiro Marquinhos à Roma. Assim, a divisão de Roncato, firmada em 2014, foi de 5% para a esposa do conselheiro, 30% para a empresa Data Soccer e 65% ao Corinthians. Marquinhos e Roncato têm o mesmo agente, Giuliano Bertolucci.

O jogador permaneceu vinculado ao Corinthians até os 22 anos, e a propriedade perdeu valor com o fim de seu contrato após empréstimo ao Tigres-RJ. Diretor à época da assinatura, Fernando Alba alegou ter sido um acordo entre as partes. Por meio de assessoria, o Corinthians não quis se manifestar e disse que o vínculo do atleta com a base se encerrou. Já Mané da Carne afirmou desconhecer Roncato, Bertolucci e negou a informação. (por Dassler Marques)

Felipe Melo - Agência Palmeiras - Agência Palmeiras
Imagem: Agência Palmeiras

Felipe Melo: Brasil é a preferência

Felipe Melo começou a receber sondagens de clubes europeus. O volante está afastado do Palmeiras e deixou o seu empresário, que é espanhol, cuidar da mudança. O agente conseguiu interesse justamente de time do seu país, mas a primeira ideia do jogador era seguir no Brasil. O Palmeiras promete não facilitar a saída. Apesar da preferência do volante por ficar em seu país, por enquanto, não há conversas avançadas com clubes brasileiros. Só sondagens. (por Danilo Lavieri e Ricardo Perrone)

Eurico, enfim, preocupado com eleições

Após repetir que não vê nenhum grupo de oposição capaz de tirá-lo do poder, Eurico Miranda começa a ficar preocupado com os desdobramentos da corrida eleitoral em São Januário. Com dois dos principais antigos aliados juntos (Fernando Horta e José Luiz Moreia, vice geral e ex-vice presidente de futebol, respectivamente) em uma chapa de oposição, o mandatário já se mexe nos bastidores. Diante disso, Eurico chamou alguns beneméritos e grandes beneméritos para conversas pessoais. (por Pedro Ivo Almeida)

Corinthians paga a restaurante que precisou sair da Arena

O Corinthians terá de pagar cerca de R$ 71 mil ao restaurante Refine, pela rescisão de acordo de exploração da Arena Corinthians. A empresa contratou um espaço no estádio, mas precisou sair porque o local não permitia a ventilação adequada para as atividades do restaurante, e acabou rescindindo o contrato. (por Pedro Lopes)