Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Impasse com CBF: Globo pode não transmitir jogos da seleção em novembro

Lance do duelo entre Brasil x Austrália, jogo que ficou fora da grade da Globo; em novembro, situação pode se repetir - Pedro Martins/ MoWa Press
Lance do duelo entre Brasil x Austrália, jogo que ficou fora da grade da Globo; em novembro, situação pode se repetir
Imagem: Pedro Martins/ MoWa Press

Do UOL, em São Paulo

11/10/2017 04h00

Assim como ocorreu em junho, nos jogos disputados na Austrália, a TV Globo e o Sportv podem não transmitir os amistosos da seleção brasileira marcados para novembro. As partidas contra Japão, em Lille (França), e Inglaterra, em Londres, estão no meio de um impasse entre CBF e emissoras de TV aberta e fechada. Sem tempo hábil para um novo leilão dos direitos de transmissão do pacote de 37 duelos (amistosos pré-Copa e do ciclo 2018-2022, além das próximas Eliminatórias), a confederação descarta uma negociação pontual para os próximos compromissos na Europa.

Os membros da cúpula da CBF informaram não ter “pressa” no caso e agem com cautela no processo de licitação dos jogos ainda sem direitos definidos. A situação deixa a principal emissora do país de mãos atadas antes do leilão para TVs. Ainda assim, a Globo reforça: “Há potencial interesse do Grupo em adquirir também os direitos de transmissão para TV aberta e fechada, havendo oportunidade em condições sustentáveis de mercado”. A única definição é que a Globo transmitirá os jogos na internet, visto que venceu o “pacote B”, destinado a plataformas digitais e sem exclusividade.

Mesmo sem definição para transmissão a um mês dos jogos, a CBF diz estar tranquila e acredita em uma solução sem maiores problemas, "visto que já passou por uma situação dessa (jogos em junho) com relativo sucesso". (Por Pedro Ivo Almeida)

Seleção: Del Nero encara “climão” em hotel do Chile

Como de costume, Marco Polo Del Nero optou pela reclusão e não ficou no mesmo hotel da seleção brasileira em uma rodada das Eliminatórias. O problema é que ele escolheu justamente o hotel em que estava a seleção do Chile, o que gerou um certo “climão”.

No hotel Renaissance, a “paz” desejada pelo discreto mandatário ficou longe. Querendo ficar longe dos holofotes, o cartola passou os últimos dias evitando encontros e fugindo da imprensa que acompanhava “La Roja”. (Por Pedro Ivo Almeida)

Seleção: Linha exclusiva de terno na Copa

Classificada com antecedência para a Copa do Mundo, a seleção brasileira faz testes e já se planeja para o torneio. Fora de campo, a mira também já está na Rússia. Na última terça (10), antes do jogo contra o Chile, jogadores e parte da comissão técnica tiraram medidas de terno para a linha exclusiva que o grupo utilizará no Mundial. O renomado estilista Ricardo Almeida será o responsável pela indumentária e acompanhou o time no hotel que serviu de concentração em São Paulo. Os ternos serão utilizados na chegada ao país-sede e nos deslocamentos pré e pós-jogos, substituindo os tradicionais agasalhos. A última vez que o Brasil utilizou ternos em Copa foi em 2002, ano do pentacampeonato. Em 2006, com Parreira, uma breve tentativa, mas os jogadores pediram para não usar. (Por Pedro Ivo Almeida)

Seleção: Doria volta a ter propaganda paga por empresário 

A Prefeitura de São Paulo voltou a ter propagandas financiadas pelo setor privado na partida entre Brasil e Chile, na última terça-feira, no Allianz Parque. Como ja havia acontecido anteriormente, a Ultrafarma doou dois minutos de propagandas em painéis de LED durante a partida para a Prefeitura comandada por João Dória. (Por Pedro Lopes)

Ex-assessor da CBF é chamado para salvar imagem de Crivella

Ex-assessor da CBF e importante articulador desde os tempos de Ricardo Teixeira na confederação, Rodrigo Paiva agora entrou de vez no mundo político. Após algumas semanas no comando da comunicação da RioTur (Empresa de Turismo do RJ), o jornalista agora foi chamado para trabalhar diretamente com o Prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. A missão de Paiva é clara: salvar a desgastada imagem do pastor-governante. Atacado por todos os lados, Crivella aposta na experiência do ex-assessor de futebol para amenizar a crise que parece não ter fim na capital fluminense. O trabalho começou nesta semana e, a princípio, vai até o final de 2017. (Por Pedro Ivo Almeida)

Seleção: Sem clubismo no microfone do estádio

Conhecido dos palmeirenses pela irreverência nos jogos da equipe no Allianz Parque, o locutor Marcos Costi ficou fora do jogo da seleção brasileira. Dono de um perfil provocador e de exaltação plena ao atual campeão nacional, o profissional acabou substituído por outro indicado pela CBF. O gol do Equador com 40 segundos, por exemplo, foi um dos momentos de grande festa no Allianz Parque pela torcida geral contra o time de Messi. Nos microfones, porém, o anúncio do susto para a Argentina foi narrado de maneira sóbria. (Por José Edgar de Matos)

Grosserias chilenas no CT do São Paulo

O treino do Chile no CT do São Paulo, no último domingo, teve momentos de constrangimento. Apenas a parte inicial da atividade era aberta para imprensa, e equipes de televisão finalizavam suas gravações no CT quando seguranças começaram a gritar palavras de ordem, interrompendo o trabalho dos jornalistas. Um chileno que realizava uma transmissão ao vivo teve o celular e credencial do jogo tomadas pelo segurança e só conseguiu retomar os objetos depois de intervenção da assessora de imprensa da seleção. Uma câmera da Band também foi virada à força quando a repórter ainda gravava. Por fim, funcionários do Tricolor que encostaram nas grades do campo para acompanhar o treino foram repreendidos e afastados do local. A sensação era de que os chilenos tentavam impedir de qualquer maneira que alguém repassasse informações à seleção brasileira. (Por Bruno Grossi)