UOL de Primeira

Os bastidores do futebol em primeira mão

Impasse com materiais e Globo deixa CBF sem prazo para árbitro de vídeo

EFE/EPA/MARIO CRUZ
Recurso de vídeo sendo usado durante jogo da Copa das Confederações; no Brasil, árbitro eletrônico ainda não tem data prevista Imagem: EFE/EPA/MARIO CRUZ
Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em São Paulo

17/10/2017 04h00

Após os discursos de “o quanto antes” e “cinco rodadas finais”, a CBF segue sem um prazo para utilizar o árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro. Mesmo com o curso de preparação dos árbitros em reta final e boa parte de seu quadro capacitado para operar o recurso, a confederação esbarra em outros entraves. Os principais são a demora na entrega dos equipamentos importados e o impasse com a TV Globo em uma possível parceria para utilizar os materiais da emissora e outros detalhes técnicos. Até mesmo a contratação de uma empresa terceirizada, que disponha parte do que é necessário, não está descartada.

Parte dos equipamentos comprados pela CBF vem de Portugal, mas ainda não há previsão a curto prazo para entrega. Objetos como rádios e monitores são aguardados. O material mais moderno, que gera o replay, pode acabar chegando só em 2018, o que faria a entidade a pensar em um plano B com a Globo ou outra produtora. Os custos, no entanto, ainda são avaliados, visto que a continuação do árbitro de vídeo para o próximo ano também não é garantida. Internamente, apesar da indefinição, a única certeza é que o árbitro de vídeo ainda terá sua estreia no Brasileiro 2017, nem que seja nas últimas e decisivas rodadas, contrariando toda a expectativa inicial. (Por Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos)

Cruzeiro: Primeira conversa e proposta por Mano

Campeão da Copa do Brasil 2017 pelo Cruzeiro, Mano Menezes se encontra com a nova cúpula do clube nesta terça-feira (17) para conversar sobre a possibilidade de renovação. Preocupado com a chance de perder o técnico para o Palmeiras, os mineiros prometem um reajuste maior que o previsto anteriormente.

Mais UOL de Primeira

Topo