Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Del Nero quer presidente da Fed. Paulista como chefe de delegação na Copa

Marco Polo del Nero está afastado da CBF e se preocupa com quem será seu substituto na entidade - Fabrice Coffrini-27.mai.2015/AFP
Marco Polo del Nero está afastado da CBF e se preocupa com quem será seu substituto na entidade
Imagem: Fabrice Coffrini-27.mai.2015/AFP

Do UOL, em São Paulo

12/01/2018 04h00

Mesmo suspenso pela Fifa e proibido de entrar na CBF, Marco Polo Del Nero segue dando as cartas na confederação brasileira. E já se articula nos bastidores para decisões políticas importantes dos próximos meses. Uma delas é a escolha do chefe de delegação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. A ideia do cartola punido hoje é ter o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, no comando do grupo na Rússia.

Aliado de tempos, Reinaldo é o nome preferido de presidentes de federações para suceder Del Nero caso a suspensão imposta pela Fifa se estenda e inviabilize sua reeleição. Com isso, Marco Polo busca já agradar aquele que pode mandar na casa em um futuro próximo. (Por Danilo Lavieri e Pedro Ivo Almeida)

São Paulo deve procurar Militão para renovar contrato

Revelação e destaque do São Paulo na turbulenta temporada de 2017, o versátil Militão deve ser procurado em breve para ter seu contrato renovado. O jogador de 19 anos tem vínculo com o Tricolor somente até 11 de janeiro do próximo ano e, assim, pode ficar livre para assinar com outras equipes daqui a seis meses.

A diretoria são-paulina sabe que precisará valorizar bastante o zagueiro que conseguiu se firmar rapidamente como titular, mesmo atuando improvisado como lateral-direito. A vantagem é que os representantes do jogador, como o pai Valdo Militão, já se mostraram dispostos a estender o vínculo com o time do Morumbi. (Por Bruno Grossi)

São Paulo tentou ter Arthur, do Grêmio, como "troco"

Arthur foi um dos grandes nomes do futebol brasileiro no ano passado. Com ascensão meteórica, o volante foi de promessa a astro do Grêmio campeão da Libertadores e alvo do Barcelona, mas esse roteiro quase teve outro rumo na virada de 2015 para 2016. Os gaúchos tentavam manter o também volante Maicon, então emprestado pelo São Paulo, e viram o Tricolor paulista ofertar uma troca do experiente jogador por três promessas da base gremista: o lateral-direito Raul, o atacante Everton - outro campeão da Libertadores - e o próprio Arthur. Os nomes foram sugeridos no Morumbi pelo técnico André Jardine, do sub-20, e o então gerente-executivo da base são-paulina, Júnior Chávare, atualmente no Tubarão-SC. Os dois tinham deixado o Grêmio meses antes para trabalhar no São Paulo e fizeram a indicação para a diretoria de futebol profissional da época, liderada por Gustavo Oliveira, hoje no Santos. O Grêmio recusou incluir os garotos na negociação e, por fim, optou por comprar Maicon apenas com dinheiro. (Por Bruno Grossi)

Cruzeiro: Alex tem acordo para venda de camisa retrô

Em breve, o torcedor do Cruzeiro poderá adquirir uma camisa retrô com o autógrafo de um de seus maiores ídolos. Alex e seu estafe entraram em acordo com o clube para lançar um produto licenciado no mercado. Uma camisa autografada do ex-jogador, que defendeu as cores do clube em 2003, ano da Tríplice Coroa, será comercializada. Não será um produto oficial da equipe, mas contará com a sua chancela. O Cruzeiro fatura um percentual na venda deste tipo de material, mas inferior ao recebido em seus produtos oficiais. (Por Thiago Fernandes)

Palmeiras: Apoio de Mustafá assusta os opositores

O apoio de Mustafá Contursi em uma eventual candidatura contra Maurício Galiotte no último trimestre deste ano tem mexido com a oposição. Ao mesmo tempo em que reconhecem a força do ex-presidente no Conselho, sabem que não pegaria bem para ninguém se envolver com o pivô de uma investigação de cambismo que foi parar até mesmo no Ministério Público. Outro fator que influencia é o fato de a eleição ser direta. Como os sócios têm poder de voto, também é importante mostrar que não há relação com um investigado. No Palmeiras, há os que consideram “parte da política” contar com o apoio de Contursi. Há também os que juram que não estarão em nenhum grupo em que ele manifestar apoio. A história mostrou que isso nem sempre se cumpre no clube. (Por Danilo Lavieri)

Flu correu para pagar Scarpa, mas ainda deve imagem

Apesar do malabarismo financeiro feito após tomar conhecimento do processo trabalhista, o Fluminense não quitou todas as suas pendências financeiras com Gustavo Scarpa. Pouco após o jogador ajuizar ação contra o clube, o Flu pagou o salário, dois anos não pagos de 13º e duas férias devidas. Ainda seguem abertos, no entanto, os quatro meses de direitos de imagem, que representam algo na casa dos R$ 320 mil. Na noite de quinta-feira, o meia obteve liminar e ficou livre para acertar com qualquer clube. O Flu irá recorrer. Procurada, a assessoria de imprensa do clube carioca informou que não se manifestaria sobre os valores ainda devidos a Scarpa. (Por Leo Burlá)

Vasco: Eurico busca ofertas por Paulinho em ‘desmanche’

Primeiro foi Anderson Martins. Na sequência, Madson e Mateus Vital. E o Vasco ainda pode perder sua principal promessa nos próximos dias. No “desmanche” que realiza antes de entregar o clube a Júlio Brant, Eurico Miranda busca opções no mercado para vender Paulinho, que tem multa contratual de aproximadamente 30 milhões de euros – cerca de R$ 116 milhões – para times do exterior. A saída do craque do Cruzmaltino e das seleções de base ocorreria apenas em julho, quando o mesmo completa 18 anos. Mas, ainda que não fale abertamente, Eurico já tenta concretizar o negócio antes de sua saída do clube, o que deverá ocorrer na próxima semana. Ainda não há propostas na mesa, mas a cúpula vascaína tenta uma venda com certa prioridade. (Por Pedro Ivo Almeida)

Corinthians: Comissão decide sobre Andrés, Garcia e Citadini

A comissão eleitoral pretende decidir, até este fim de semana, quanto a possíveis impugnações no pleito do clube em razão de sócios “anistiados”. De acordo com o desembargador Miguel Marques e Silva, presidente do órgão, ainda há provas em análise que podem impedir candidaturas. Os candidatos Andrés Sanchez, Paulo Garcia e Roque Citadini são investigados pela comissão eleitoral. Eles foram denunciados por indícios de pagamentos para que sócios em situação irregular colocassem títulos em dia para votar. Garcia confirmou ter pago, mas Roque e Andrés negaram. A eleição ocorre em 3 de fevereiro. (Por Dassler Marques)