Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Seleção vai estrear camisas da Copa em amistosos contra Rússia e Alemanha

Renato Augusto em ação pela seleção; uniforme do Brasil contra Rússia e Alemanha será novo - Clive Rose/Getty Images
Renato Augusto em ação pela seleção; uniforme do Brasil contra Rússia e Alemanha será novo
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/03/2018 04h00

Os amistosos dos próximos dias servirão para deixar a seleção brasileira ainda mais próxima do clima de Copa do Mundo. O uniforme utilizado, ao menos, já será o mesmo do Mundial. A coleção da Nike para a disputa na Rússia estreará nos amistosos contra o país-sede, no dia 23, e contra a Alemanha, no dia 27.

No primeiro jogo, o time de Tite utilizará a camisa azul (número 2); no segundo jogo, a tradicional vestimenta amarela (número 1). Apesar da novidade, ainda não há previsão para o evento oficial de lançamento da linha de roupas da seleção para a Copa. CBF e Nike não divulgaram a data. (Por Pedro Ivo Almeida)

Clubes pedem, mas CBF não cede sobre VAR

Nos encontros com os clubes em busca de apoio para a sua chapa única na próxima eleição da CBF, o CEO da entidade, Rogério Caboclo, se comprometeu a resolver as demandas de boa parte deles. Tudo em nome da boa relação. Um dos principais pedidos, no entanto, não se mostrava viável. Os dirigentes questionavam a decisão da Confederação de repassar o custo do árbitro de vídeo (VAR) aos times e pediam que Caboclo reconsiderasse a decisão.

O futuro presidente, por sua vez, informava que não seria possível reverter o quadro em um primeiro momento e repetia que “a decisão do Conselho Técnico é soberana” – sem VAR para os próximos anos. (Por Pedro Ivo Almeida)

São Paulo: Aguirre e auxiliares dormem no CT

O CT do São Paulo, na Barra Funda, ganhou mais quatro moradores nesta semana. O técnico Diego Aguirre, os auxiliares Juan Verzeri e Raul Enrique Carreras e o preparador físico Fernando Piñatares utilizam as instalações do clube para se hospedar enquanto não fixam residência na capital paulista. Anunciado na segunda, o quarteto uruguaio não teve tempo para buscar uma casa na cidade. Eles tiveram de resolver questões burocráticas para obter o visto de trabalho no Brasil e só vão começar a integrar a comissão técnica do São Paulo nesta sexta-feira. A estreia de Aguirre será no sábado, contra o São Caetano, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. (Por José Eduardo Martins)

Bragantino: Na onda do bitcoin, patrocínio de criptomoeda

Aberto às criptomoedas desde que passou a aceitar esse tipo de pagamento em patrocínios em forma pioneira, o Bragantino se lançou de vez no segmento de bitcoins e altecoins. O clube firmou na quarta-feira um patrocínio com a moeda Lunes. O acordo começa a valer no duelo de domingo, contra o Corinthians, e vai até o fim de 2018. De acordo com Luiz Arthur Abi Chedid, vice-presidente do clube, o novo patrocínio representa modernidade. "Precisamos sempre estar antenados nas tendências do mercado. As criptomoedas já são uma realidade. O Bragantino é um clube tradicional e de vanguarda, e por isso, temos a obrigação de estudar o mercado, criar soluções e alternativas", disse. (Por Dassler Marques e Marcello De Vico)

Corinthians: Mesmo visitante, tem vantagem com ingressos

Alvo de críticas do rival Palmeiras em reunião na FPF, a decisão do Bragantino de atuar como mandante no Pacaembu permitiu uma facilidade incomum ao Corinthians no domingo. Os ingressos para a partida de quartas de final, que terá maioria de corintianos, passaram a ser comercializados via Fiel Torcedor, o que só ocorre nos jogos em que o clube é mandante. No duelo que levará uma das equipes à semi, vale lembrar, haverá o confronto de volta ainda em Itaquera. Em nota à De Primeira, o Corinthians disse que "o clube mandante tem a prerrogativa de escolha do modelo para venda de ingressos e solicitou ao Corinthians o uso do Fiel Torcedor".

Já o Bragantino afirmou, por meio de sua diretoria, que a medida é parte de um bom relacionamento entre os dois clubes e que, entre ambos, há uma convivência colaborativa para os negócios, a despeito da disputa em campo. O time de Bragança, historicamente, envia e recebe jogadores do Parque do São Jorge, casos de Paulinho, Felipe, Romarinho, Alan Mineiro e Lincom, entre outros. (Por Dassler Marques e Marcello De Vico)

Palmeiras: Decisão sobre Scarpa contrariou Ministério Público

A decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro que reestabeleceu, na quinta-feira, o vínculo do meia com o Fluminense, contrariou parecer do Ministério Público do Trabalho, que defendia a rescisão e a validade de seu acordo com o Palmeiras. Em documento do dia 18 de fevereiro, obtido pela De Primeira, o MPT rejeita todas as alegações do Fluminense, considera que houve motivos justos para a rescisão e recomenta ao tribunal que rejeite o recurso dos cariocas. Com a cassação da liminar, Scarpa volta a ter contrato válido com o Fluminense. O clube tricolor estuda agora se pede o retorno do jogador eu negocia com o Palmeiras o pagamento da multa rescisória. (Por Pedro Lopes)

Inter: Brasileiro-suíço que pode encarar a seleção foi oferecido

Natural de Lausanne, na Suíça, filho de mãe brasileira e com dupla cidadania, o zagueiro Léo Lacroix, de 26 anos, jamais defendeu um time principal por aqui, mas foi por pouco. No ano passado, antes de trocar o Saint-Étienne, da França, pelo Basel-SUI, foi oferecido ao Internacional. O clube, no entanto, resolveu não investir no atleta. Convocado para sua seleção desde as categorias de base, Lacroix tem boas chances de estar na próxima Copa do Mundo e estrear exatamente contra a seleção brasileira, no dia 17 de junho. No Brasil, o jogador esteve apenas nas categorias de base do São Cristóvão-RJ, quando tinha 17 anos. Cedido ao Basel, ele tem seis partidas na atual temporada e não marcou gols. (Por Marinho Saldanha)