Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Diretoria orientou atletas do Palmeiras a se calarem sobre dérbi polêmico

Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, rompeu com a Federação Paulista por causa da polêmica do último domingo - Ale Cabral/AGIF
Maurício Galiotte, presidente do Palmeiras, rompeu com a Federação Paulista por causa da polêmica do último domingo
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

13/04/2018 04h00

A postura dos jogadores do Palmeiras de não falarem sobre as polêmicas da final do Campeonato Paulista, em que o time foi derrotado nos pênaltis pelo Corinthians, não é espontânea. A diretoria orientou os atletas a deixarem o assunto com o departamento jurídico e não se pronunciarem a respeito do tema. O clube alviverde pediu abertura de inquérito no TJD para apurar o motivo de o árbitro Marcelo Aparecido ter voltado atrás na marcação de um pênalti sobre Dudu, e pode requerer até a impugnação da final por alegar interferência externa na decisão do juiz.

Após a final de domingo, o presidente Mauricio Galiotte anunciou rompimento com a Federação Paulista de Futebol, e jogadores e comissão técnica não falaram com a imprensa nos dois dias seguintes. Só depois do empate com o Boca Juniors, na última quarta, pela Libertadores, é que os palmeirenses voltaram a dar declarações, mas sem tocar no assunto dérbi. A ideia da diretoria é deixar o time focado nos desafios que vêm a seguir na temporada, como Libertadores e Brasileiro, enquanto o clube trabalha fora de campo no âmbito jurídico. (Por Leandro Miranda)

Palmeiras: Conselheiro se irritam com vestiário "corintiano"

As imagens do vestiário de visitantes do Allianz Parque todo adesivado com símbolos e cores do Corinthians, durante a final do Campeonato Paulista, no último domingo, irritaram alguns conselheiros do Palmeiras. Houve até insinuações de que poderia haver um "espião" alvinegro trabalhando no clube, que teria fornecido medidas exatas do local para o time do Parque São Jorge. Após ser campeão nos pênaltis, o Corinthians divulgou vídeos de festa no local.

A estratégia do pessoal do Corinthians para remodelar o vestiário foi levar adesivos grandes e cortar na hora, usando estilete, para se adequar às medidas. O próprio Palmeiras só ficou sabendo do fato por meio das redes sociais do rival, já que os corintianos fizeram a decoração apenas algumas horas antes de o jogo começar e devolveram o vestiário com os adesivos já removidos. A postura do clube alviverde é de que as reclamações de torcedores são compreensíveis, mas que, no sentido prático, não há o que fazer, já que o visitante tem autonomia dentro do vestiário e não há como fazer uma fiscalização em tempo real. (Por Diego Salgado e Leandro Miranda)

Placas "Parabéns, Corinthians" foram feitas por terceirizada

As mensagens de parabéns ao Corinthians mostradas em placas de publicidade do Allianz Parque fizeram parte de uma ação de uma empresa terceirizada contratada pela Federação Paulista de Futebol (FPF). No último domingo, elas foram mostradas logo após a vitória corintiana sobre o Palmeiras na final do Campeonato Paulista e chegaram a causar mal-estar entre os torcedores alviverdes que ainda estavam no estádio.

Em contato com a De Primeira, a FPF frisou que desconhecia o teor das mensagens. A organização do Allianz Parque, por sua vez, afirmou que não tem controle sobre as placas, restringindo-se aos telões da arena. A empresa responsável pelas placas é a Propaganda Estática Internacional, que disse que não consultou o Palmeiras porque tais mensagens também são mostradas em outros estádios que recebem finais, e que o clube alviverde seria homenageado se vencesse. Um funcionário deu como exemplo a decisão do Campeonato Carioca, disputado no Maracanã, com mando do Vasco - mensagens ao Botafogo também foram exibidas na ocasião. (Por Diego Salgado)

Luciano vai à Fifa e quer deixar Grécia por atrasos

Um dos destaques do Corinthians na temporada 2015, o atacante Luciano tem uma passagem para esquecer no Panathinaikos. Recentemente, ele ingressou com uma ação na Fifa em razão de três meses de salários atrasados e espera, ao fim da temporada europeia em maio, conseguir liberação para defender outra equipe. Os empresários do jogador também alegam não ter recebido toda a quantia combinada com os gregos.

Se não bastasse a dificuldade com salários, Luciano teve a segunda lesão importante de joelho e perdeu cinco meses da temporada. Ele voltou, recentemente, a jogar pelo Panathinaikos, mas não tem nenhum gol ainda anotado na Grécia. O atacante era um dos destaques do Brasileirão quando teve de operar o joelho direito - desta vez, a lesão sofrida foi no esquerdo. (Por Dassler Marques)

Cruzeiro mantém crédito de R$ 3 mi intacto

O Cruzeiro ainda não usou os R$ 3 milhões de crédito que possui no Banco Santander. Embora o contrato de conta garantida tenha vazado na imprensa, o clube sequer sacou parte do valor que está à sua disposição por 180 dias desde 29 de março passado. A ideia é utilizá-lo em uma eventual necessidade durante a temporada, o que ainda não aconteceu. O montante é uma espécie de cheque especial disponível para pessoa jurídica. Caso tenha de utilizá-lo, o time pagará 1,69% de juros ao mês. A incidência é sobre a quantia utilizada. (Por Thiago Fernandes)

Cuca assina com a Globo sem multa para assumir clube

A TV Globo anunciou ao longo desta semana as chegadas de Ricardinho e Petkovic como novos comentaristas da emissora. A grande notícia nos corredores da emissora, no entanto, foi a assinatura com Cuca. O técnico firmou contrato para participar das transmissões do canal na Copa do Mundo. No vínculo, um detalhe: não há qualquer multa rescisória caso Cuca resolva assumir algum time neste período. Em conversas com pessoas próximas, no entanto, ele rejeitou pegar algum clube antes do final do Mundial da Rússia. (Por Pedro Ivo Almeida)