Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

MP-RJ volta a recomendar que Justiça libere Scarpa para o Palmeiras

Gustavo Scarpa em ação pelo Palmeiras; jogador está impedido de atuar no clube paulista por determinação da Justiça - Ale Cabral/AGIF
Gustavo Scarpa em ação pelo Palmeiras; jogador está impedido de atuar no clube paulista por determinação da Justiça
Imagem: Ale Cabral/AGIF

Do UOL, em São Paulo

17/04/2018 04h00

Em um novo parecer apresentado à Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, o Ministério Público volta a recomendar que o contrato de Gustavo Scarpa com o Fluminense seja rescindido e o jogador retorne ao Palmeiras, com condições de jogo pelo clube paulista. O documento, obtido pela De Primeira, aponta o que considera falhas na decisão do TRT-RJ do último dia 16 de março, que devolveu o meia ao Flu.

Para tirar o atleta do Palmeiras, o TRT, em julgamento apertado por 5 a 4, considerou que Scarpa conviveu durante meses com vencimentos atrasados, e, por isso, sua ação devia-se ao desejo de se transferir sem pagar a multa rescisória. Criticando a decisão, o MP diz que não cabe ao juízo analisar a oportunidade e conveniência do momento de se entrar com ação, e que não é possível presumir que Scarpa tenha agido de má fé pelo fato de exercer seu direito a entrar com o processo. Ao fim, volta a recomendar que a liminar seja restaurada e o jogador devolvido ao alviverde. (Por Pedro Lopes)

Corinthians barra saídas de J. Dutra e Marquinhos Gabriel

Com um elenco numeroso, o Corinthians recebeu consultas de outras equipes brasileiras por negociações com Marquinhos Gabriel e Júnior Dutra nos últimos dias. Em ambos os casos, porém, comissão técnica e diretoria concordaram que não é o momento para envolver a dupla em negócios, em especial Marquinhos, que possui muito boa cotação com o treinador Fábio Carille.

Caso concretize nos próximos dias a contratação do atacante Rony, que busca rescindir seu atual vínculo, o Corinthians pode rever a situação de Júnior Dutra. O clube entende que ele foi sacrificado ao jogar como centroavante em boa parte do Paulista, longe de suas melhores características, e que por isso merece mais chances. Kazim, por sua vez, está livre para buscar novo time. (Por Dassler Marques)

São Paulo liberou o CT para o Fortaleza por relação com Ceni

Em preparação para enfrentar o Boa Esporte-MG, pela Série B do Brasileiro, o Fortaleza treinou nesta segunda-feira (16) no CT da Barra Funda. Para o clube nordestino utilizar as instalações do São Paulo, pesou o fato de Rogério Ceni ser o treinador da equipe, que joga em Varginha (MG) nesta terça (17). O Tricolor paulista não costuma liberar o local quando a equipe está concentrada para uma partida, como era o caso antes do jogo contra o Paraná, desta segunda (16), pela rodada de abertura da Série A. Porém, como Rogério Ceni é um dos maiores ídolos da história do São Paulo, abriu-se a exceção. O contato e o pedido foram feitos diretamente pela diretoria do Fortaleza. Durante o treino, o ex-goleiro reviu amigos e conversou com o diretor executivo de futebol do Tricolor, Raí. (Por José Eduardo Martins)

Desafeto, presidente da FPF vira alvo após eleição de Caboclo

Caboclo será confirmado futuro presidente da CBF nesta terça e só deve assumir em abril de 2019, mas até lá pretende afastar ao menos um desafeto da gestão. Presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos tentou lançar uma chapa de oposição e se desgastou fortemente com o grupo de comando atual, de quem era aliado. A ideia de Caboclo e parceiros é retirar Reinaldo dos cargos de representante da CBF na Conmebol e diretor remunerado das séries B e C. Mais que a "traição" no período de articulação para sucessão do ainda suspenso Marco Polo Del Nero, pesou contra o comportamento recente de não facilitar nenhuma tentativa de reaproximação. Diante disso, o presidente da federação paulista já é tratado como inimigo. (Por Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos)

Sem entrevista, Caboclo planeja silêncio após eleição

Rogério Caboclo será eleito, nesta terça-feira (17), o futuro presidente da CBF para o mandato de 2019 a 2022. E mesmo defendendo o discurso de boa gestão e transparência, não falará muito sobre os novos rumos da entidade. O futuro mandatário da confederação decidiu que não dará entrevistas após a assembleia desta terça. Um rápido pronunciamento será a única declaração pública após a confirmação da vitória. Segundo o estafe da entidade, Caboclo entende que só deverá conceder entrevistas quando assumir de fato a cadeira da presidência. (Por Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos)

Copa do Brasil perde gol qualificado, Brasileiro não

A CBF eliminou para 2018 o gol qualificado como critério desempate na Copa do Brasil, mas o manteve no Campeonato Brasileiro. É improvável que aconteça, mas o torneio de pontos corridos pode ter o gol como visitante definindo até o título. Se dois times terminarem o Brasileiro empatados em pontos, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias, seguido por saldo de gols e gols pró. O quarto critério é o confronto direto (por isso só vale se há empate entre duas equipes), e a CBF soma os placares dos dois jogos, turno e returno, entre esses times. Se cada um vencer uma partida, ou houver duplo empate, aquele que tiver feito mais gols na casa do rival fica na frente na tabela. Há alguns anos a CBF incluiu esse item no regulamento do Brasileiro, mas esqueceu de mudá-lo agora ao já excluí-lo da Copa do Brasil após pedido dos clubes. (Por Marcel Rizzo)