Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Mattos conversou com Cruzeiro após Brasileiro pelo Palmeiras, diz cartola

Alexandre Mattos, diretor do Palmeiras; cartola negociou com Cruzeiro no começo de 2017, segundo ex-dirigente mineiro - Daniel Vorley/AGIF
Alexandre Mattos, diretor do Palmeiras; cartola negociou com Cruzeiro no começo de 2017, segundo ex-dirigente mineiro
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 04h00

Ex-vice do Cruzeiro, Bruno Vicintin lançou, na última segunda, o livro "Caminhos do Penta", que conta detalhes da temporada 2017 do clube mineiro, que ganhou o quinto título da Copa do Brasil. Na publicação, o cartola revela que houve uma negociação para que Alexandre Mattos, diretor-executivo do Palmeiras, voltasse à Toca da Raposa, onde foi bicampeão brasileiro. "No fim de 2016, entrei em contato novamente com Alexandre. Mattos me disse que, naquele momento, estava totalmente focado no título, mas ressaltou que, assim que fosse campeão, estaria livre para negociar, já que tinha contrato no fim. Por conta disso, pediu sigilo em nossas conversas", conta Vicintin.

Depois do título, segundo o livro, Mattos foi a BH e teria explicado que até poderia aceitar, mas mudou de ideia ao descobrir que a notícia havia vazado nos bastidores pelo então mandatário Gilvan de Pinho Tavares e também ao receber uma ligação de Zezé Perrella, que não tem o nome citado na obra do autor. O ex-presidente do Cruzeiro falou sobre o instável momento político do clube e o convenceu de que o retorno a Belo Horizonte não era a melhor alternativa no momento. O diretor palmeirense então teria ligado a Vicintin, de quem é amigo desde os tempos de arquibancada, para dizer que o vazamento impediria o negócio. Procurado para falar sobre o caso à De Primeira, Alexandre Mattos optou por não se pronunciar. Ele alegou ser "coisa do passado" e preferiu não comentar o assunto. (Por Thiago Fernandes)

Palmeiras pede adiamento de julgamento de Galiotte

O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, teve seu julgamento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP), que estava marcado para segunda-feira, adiado para a próxima semana. O próprio clube pediu o adiamento, com o objetivo de juntar provas para se defender de outra denúncia: a de objetos arremessados no gramado do Allianz Parque na final do Campeonato Paulista contra o Corinthians. Como o TJD tem por praxe julgar casos do mesmo clube juntos, a decisão sobre Galiotte também foi postergada.

O mandatário alviverde foi denunciado por atitude contrária à ética desportiva por causa de suas declarações depois da final, em que disse que o campeonato estava manchado e se referiu à competição como "Paulistinha". Rompido com a FPF, Galiotte mantém a postura de não comparecer ao tribunal no próprio julgamento e nem sequer mandar um advogado para defendê-lo. Caso seja condenado, ele pode pegar uma suspensão de 15 a 180 dias. (Por Leandro Miranda)

Ex-diretor da CBF assume vice-presidencia da FPF

Ex-diretor da comunicação da CBF, o jornalista Fernando Mello foi nomeado na última segunda-feira vice-presidente de comunicação e marketing da Federação Paulista de Futebol. Mello chefiou a comunicação da entidade que comanda o futebol brasileiro por seis meses no segundo semestre de 2015 - foi demitido em janeiro de 2016, em data que coincidiu com o retorno do então licenciado Marco Polo Del Nero à presidência. Antes disso, chefiou a comunicação do Palmeiras durante a gestão de Paulo Nobre. O jornalista foi convidado a ocupar o novo cargo pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e desempenhará função institucional. (Por Pedro Lopes)

Felipão é convidado pela Conmebol e vai à Rússia para a Copa

Sem trabalhar desde novembro do ano passado, quando deixou o Guangzhou Evergrande-CHN, Luiz Felipe Scolari vai participar da Copa do Mundo como observador. O técnico recebeu convite da Conmebol para ir à Rússia e participar da agenda da entidade sul-americana. Felipão ainda foi "convocado" pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para acompanhar a estreia da equipe lusa na competição no dia 15 de junho, data do esperado duelo contra a Espanha, em Sochi. (Por José Edgar de Matos)

Vasco: Eurico dialoga com todos, mas segue 'em cima do muro'

Figura determinante no cenário político do Vasco, o ex-presidente Eurico Miranda ainda não definiu de que lado está na guerra política que se acentuou dentro de São Januário nos últimos dias. Ainda que seu grupo, o "Casaca", ataque Alexandre Campello, Eurico mantém contato com aliados do atual mandatário. E assim também tem feito com interlocutores do grupo "Identidade Vasco" - que rompeu com a situação, entregando os 13 cargos de vice-presidentes que tinha. Inicialmente, o polêmico cartola poderia se aliar a Roberto Monteiro, presidente do Conselho Deliberativo, líder do Identidade e contrário à "abertura" do clube a novos sócios. Só que Eurico ainda evita expor tal posição, costurando um entendimento com Campello, que tem o "poder" de questionar suas polêmicas contas dos últimos anos. (Por Pedro Ivo Almeida)

Flamengo avança Maracanã, mas precisa do Conselho

O presidente Eduardo Bandeira de Mello já recebeu o sinal verde de seus vice-presidentes para assinar um contrato de quatro anos com a concessionária Maracanã S.A. Considerado vantajoso pelo Conselho Diretor, o acordo, no entanto, terá de passar pelo crivo do Conselho Deliberativo do Flamengo. Como o possível contrato ultrapassa o período da atual gestão, que termina no fim deste ano, a discussão promete ser acalorada, assim como têm sido os encontros do gênero nestes últimos meses do atual mandatário no clube. A empresa, por sua vez, nunca escondeu o desejo de desfazer a licitação celebrada com o Governo do Estado do Rio de Janeiro o quanto antes. (Por Leo Burlá)