Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Caboclo toma dianteira e marca reunião para renovar com Tite após a Copa

Rogério Caboclo, futuro presidente da CBF, assiste ao treino da seleção brasileira no campo; cartola negocia por Tite - Sandra Kelch/Kelch Photography/Divulgação
Rogério Caboclo, futuro presidente da CBF, assiste ao treino da seleção brasileira no campo; cartola negocia por Tite
Imagem: Sandra Kelch/Kelch Photography/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 00h01

A CBF pretende manter Tite no comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo e já há um alinhamento para que isso se concretize. Nos bastidores, longe do ambiente da seleção, Rogério Caboclo, CEO e futuro presidente da entidade, já procurou informalmente os representantes do treinador e alinhavou uma reunião para depois da Copa. O treinador em si não participou do papo justamente por conta do Mundial da Rússia.

Tite e sua comissão querem deixar qualquer tipo de conversa em segundo plano para não desviar atenção do torneio. O treinador insiste na cautela e sabe que um possível fracasso na Copa pode mudar o panorama das conversas. Caboclo, no entanto, já deixou claro que tem intenção de renovar o compromisso atual, válido até 31 de julho deste ano, por mais quatro anos. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, Jeremias Wernek, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Seleção volta a ter chefe de delegação

Após dois dias sem um comando político, a seleção recebeu na última quarta-feira seu chefe de delegação para a segunda semana de preparação em Londres (Inglaterra). O presidente do Botafogo, Nelson Mufarrej, desembarcou na capital britânica ao lado do CEO e futuro mandatário da CBF, Rogério Caboclo.

O cartola alvinegro comandará o grupo até domingo, dia do amistoso com a Áustria, em Viena. Na segunda (11), Caboclo assume como chefe de delegação até o fim da Copa. Na primeira fase da preparação em Londres, José Carlos Peres, do Santos, liderou o grupo. Ele retornou ao Brasil na última segunda-feira. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Seleção: Observador para rivais das oitavas

A comissão técnica vai ganhar reforço nos próximos dias. Bruno Baquete, observador de Atlético-PR, viajou à Europa para se juntar aos analistas de Tite para a Copa do Mundo. Baquete, que já colaborou com a seleção ao longo das Eliminatórias, terá a missão de acompanhar os jogos do Grupo F, com Alemanha, México, Coreia do Sul e Suécia, que definirá o confronto do Brasil nas oitavas. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

São Paulo: Diego Souza faz lobby contra a Arábia

A Arábia Saudita virou o principal fantasma para os brasileiros nesta janela de transferência. Com ofertas milionárias, o Al Wehda, por exemplo, já contratou Fábio Carille (ex-Corinthians), Anselmo (ex-Internacional) e está perto de fechar com Valdívia, que estava emprestado ao São Paulo. No entanto, se depender dos conselhos de Diego Souza, os tricolores devem resistir aos encantos do chamado "mundo árabe". O camisa 9 do São Paulo defendeu o Al-Ittihad em 2012. Segundo apurou a De Primeira, ele teve dificuldade para receber os seus salários e, por isso, advertiu os colegas sobre os riscos de se transferir para o país. O ex-companheiro Marcos Guilherme, que estava emprestado ao Tricolor até o fim deste mês e foi liberado para retornar ao Atlético-PR, por exemplo, recebeu oferta de um clube da Arábia Saudita e deve levar em conta as dicas do ex-colega. (Por José Eduardo Martins)

Atlético-MG: Presidente reforça respaldo em Gallo

Pressionado por Conselho Deliberativo e organizadas, Alexandre Gallo permanece com moral no Atlético-MG. O presidente Sérgio Sette Câmara reforçou a confiança no diretor de futebol em uma conversa com líderes de organizadas. No bate-papo, ocorrido na última segunda (4), ele justificou a manutenção do dirigente pela credibilidade do trabalho, pela ausência de outros profissionais no mercado e pelo relacionamento com os nomes do elenco. Antes de definir a efetivação de Alexandre Gallo no cargo, Klauss Câmara foi oferecido, mas o executivo que venceu a Copa do Brasil pelo Cruzeiro foi tratado como "inexperiente" pelo dirigente. Hoje, Klauss está no Sport. (Por Thiago Fernandes e Victor Martins)

Arsenal e Liverpool consultam, mas não avançam por Bernard 

Livre do contrato com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, a partir de julho, Bernard ainda não definiu o futuro. O estafe do jogador de 25 anos foi procurado pelas cúpulas de Arsenal e Liverpool para conversar sobre as condições de um possível negócio. As conversas, no entanto, ainda não avançaram para uma proposta formal. Os ingleses não são os únicos que fizeram contato com os representantes do meia-atacante revelado pelas divisões de base do Atlético-MG. Há times da Ásia e do Brasil no páreo - estes, contudo, não são revelados. Sem intenção de renovar com o clube da Ucrânia, que defende desde agosto de 2013, Bernard procura um destino. A ideia é seguir em alta para retornar à seleção brasileira, pela qual venceu a Copa das Confederações 2013 e disputou a Copa do Mundo de 2014. (Por Thiago Fernandes)