Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Sobrecarga de treinos pós-China gerou problema em joelho de Renato Augusto

Renato Augusto faz musculação durante treino da seleção; sobrecarga gerou inflamação no joelho do meio-campista - Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação
Renato Augusto faz musculação durante treino da seleção; sobrecarga gerou inflamação no joelho do meio-campista
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/06/2018 04h00

A comissão técnica brasileira evita falar abertamente, mas a origem da inflamação no joelho esquerdo de Renato Augusto diz respeito à intensidade de treinamentos nos primeiros dias com a seleção, uma vez que o meia que vinha do pouco exigente futebol chinês precisou aumentar a carga para igualar o nível aos companheiros. O termo aplicado pelo estafe de Tite para justificar o problema é “sobrecarga”, o que acabou por afastá-lo de uma semana de treinamentos e do amistoso contra a Croácia. A presença na Áustria ainda é incerta.

No fim do ano passado, vale lembrar, Tite alertou Renato sobre a necessidade de evoluir fisicamente para estar no mesmo nível dos companheiros na Copa. Para isso, o meia traçou um programa especial de atividades e trabalhou durante as férias. “Conheço muito bem o Renato do Corinthians e sei o que ele pode render. Junto com esses atletas de alta qualidade, o fator China é excluído”, disse o preparador Fábio Mahseredjian no início da preparação. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Real adiantou acordo por Rodrygo em amistoso da seleção

A negociação entre Rodrygo e Real Madrid já ocorre há alguns dias, e parte do acordo encaminhado entre clube merengue e o jogador do Santos avançou no último domingo, durante o amistoso entre Brasil e Croácia, em Liverpool (Inglaterra).

Na ocasião, o empresário do jovem, Nick Arcuri, acompanhou o duelo em um camarote ao lado de Juni Calafat, olheiro e emissário do time espanhol em negociações. Juni também esteve na cidade inglesa para conversar com o pai de Neymar sobre a tentativa de levar o craque do Paris Saint-Germain de volta para a Espanha. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Seleção: CBF recebe pelo menos 150 pessoas em CT inglês

A CBF aproveita a passagem da seleção brasileira pela Inglaterra para anteder a seus patrocinadores e outros parceiros comerciais. No CT do Tottenham, em Londres, o departamento de marketing da entidade calcula ter recebido entre 150 e 200 pessoas ligadas a essas empresas em ações de ativação das parcerias. Como na Rússia haverá restrições por conta das regras da Fifa, a entidade aproveitou os treinamentos em solo inglês para atender aos pedidos. O procedimento é semelhante ao que foi recomendado aos jogadores. Eles têm aproveitado os dias que antecedem a ida a Sochi para zerar seus compromissos profissionais fora da seleção. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

São Paulo: Lucão volta ao Brasil e vai discutir futuro

Depois de ser emprestado ao Estoril, de Portugal, Lucão volta nesta semana ao Brasil. Os europeus não ampliaram o vínculo com o zagueiro, que aproveita a pausa nas competições nacionais para analisar propostas e definir o seu futuro. Aos 22 anos, ele tem contrato válido com o São Paulo até junho de 2019. Nos próximos dias, o empresário do defensor, Jeferson Silva, vai se reunir com os integrantes do departamento de futebol tricolor para discutir o caso. Segundo apurou a De Primeira, a princípio, a tendência é de o São Paulo não ficar com o zagueiro. Para o setor, o clube conta com Anderson Martins, Bruno Alves, Arboleda e Rodrigo Caio. (Por José Eduardo Martins)

São Paulo se divide entre otimismo e medo sobre Brenner

Nesta sexta, está previsto que Brenner deixe de completar os treinos da seleção brasileira na Inglaterra e viaje de volta para o Brasil. O São Paulo o aguarda ansiosamente, dividido entre dois sentimentos: o otimismo e o medo. A expectativa positiva é que os trabalhos com Tite e as principais estrelas do país, às vésperas da Copa do Mundo, possam ter ajudado o garoto de 18 anos a amadurecer como pessoa e evoluir técnica e taticamente. A preocupação vem pelo momento em que essa ida à seleção aconteceu. Brenner havia acabado de ser avisado sobre a decisão de integrar, eventualmente, o time sub-20. O Tricolor acreditava que o jovem estava queimando etapas e não correspondendo às exigências do profissional, até pela falta de ritmo. Em um momento de baixa, de crise, a chance na seleção poderia fazer com que Brenner tirasse o peso das cobranças no São Paulo. O clube confia que a humildade e a postura demonstrada por ele desde a promoção em 2017 resultarão na previsão mais otimista. (Por Bruno Grossi)

Palmeiras: Mesmo já negociado, Arthur Cabral vai jogar

Contratado para defender o Palmeiras a partir de janeiro de 2019, o atacante Arthur Cabral, do Ceará, vai poder enfrentar seu futuro clube normalmente em jogo do próximo domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A diretoria alviverde optou por não colocar qualquer restrição na utilização do jogador, que recentemente recuperou a titularidade na equipe nordestina. Poderá ser a primeira oportunidade de boa parte da torcida alviverde de ver o reforço em ação. Após um excelente início de temporada no Campeonato Cearense e na Copa do Nordeste, Arthur ainda não fez nenhum gol no Brasileirão. O Palmeiras pagou R$ 5,5 milhões ao Ceará por 50% dos direitos econômicos do centroavante de 20 anos, com acordo válido por cinco temporadas. Ele chegou a ter uma passagem rápida pela base alviverde em 2015 por empréstimo, mas foi pouco aproveitado. O time paulista não exerceu a opção de compra e Arthur voltou ao Ceará para disputar a Copa São Paulo de 2016. (Por Leandro Miranda)