Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Assessor que blindava Coronel foi vetado da Rússia por investigação dos EUA

Alexandre (gravata vermelha), atrás de Blatter, durante abertura da Copa das Confederações 2013 - Jorge Silva/Reuters
Alexandre (gravata vermelha), atrás de Blatter, durante abertura da Copa das Confederações 2013 Imagem: Jorge Silva/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/06/2018 04h00

Assessor especial da CBF e figura responsável por acompanhar os presidentes da confederação em eventos, Alexandre Silveira não está na Rússia para a Copa do Mundo. A controversa figura, citada em investigações do FBI e acostumada a tentar blindar os chefes, recebeu orientação da cúpula da entidade para que não fosse ao país-sede do Mundial, evitando possíveis desdobramentos dos processos que o citam como membro participante dos esquemas de propinas nas negociações de direitos de imagens na América do Sul.

Em dezembro de 2017, Silveira chegou a se hospedar no hotel da Fifa durante o sorteio da Copa. Sem Alexandre, conhecido por carregar pastas e papéis ao lado dos cartolas, o Coronel Nunes teve “caminho livre” para cometer uma série de gafes e causar uma crise diplomática entre CBF e Conmebol ao romper o acordo para que a confederação sul-americana votasse em bloco nos Estados Unidos na eleição para a sede da Copa de 2026. Na CBF, é sempre grande o temor de que o atual presidente ande desacompanhado de assessores. O resultado foi um “climão” após as atitudes do Coronel solitário. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida, Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos)

Seleção: Guia de imprensa ignora cartolas

Na última quinta-feira (14), a CBF distribuiu a todos os jornalistas que acompanham o dia a dia da seleção em Sochi, na Rússia, um guia de mídia. Historicamente, além de auxiliar a imprensa com os mais diversos dados, o material sempre contou com uma mensagem dos líderes da confederação, servindo como plataforma política. Desta vez, o livro foi editado sem nenhuma mensagem dos dirigentes. 

A situação evidencia uma tendência na confederação: o distanciamento entre a seleção e os bastidores da desgastada entidade. Em 2014, para se ter um exemplo, o panfleto contava com a "palavra do presidente", "palavra do vice-presidente" e a "palavra do chefe de delegação". Agora, a única menção aos cartolas foi feita na hora de explicar o cargo de cada um. O Coronel Nunes viu seu nome estampado no cargo de "presidente da CBF", e Rogério Caboclo apareceu com nome e foto por ser chefe de delegação. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Seleção: Suíça tem destaque local convocado para Brasil sub-20

Divulgada na última terça-feira, a convocação da seleção brasileira sub-20 para um período de treinamentos possui um jogador que é destaque justamente no futebol da Suíça, rival do Brasil na estreia pela Copa do Mundo. O atacante Matheus Cunha, 19 anos, defende o time profissional do Sion-SUI e foi uma das revelações da última temporada no país com 10 gols marcados em 29 rodadas. Depois de casos como Deco, Thiago Alcântara e Diego Costa, a CBF aumentou desde então o monitoramento de jovens que atuam na Europa. Dentro desse processo, Matheus Cunha, por já atuar profissionalmente, facilitou o trabalho para o treinador Carlos Amadeu, que ficou satisfeito por seus jogos como centroavante e resolveu conceder uma oportunidade. (Por Danilo Lavieri, Dassler Marques, João Henrique Marques, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone)

Grêmio: Prefeitura quer retomar área de escolinha

A prefeitura de Porto Alegre tem interesse em retomar a área onde desde 1983 funciona a 'Escola de Futebol' do Grêmio. O local, às margens do Guaíba, conta com sete campos e infraestrutura completa de vestiário e setor administrativo. A ideia da administração municipal é incorporar os 75 mil metros quadrados ao projeto de revitalização da orla do lago. O Grêmio possui escritura de doação do terreno e não tem interesse em deixar o local. A ideia da prefeitura é retomar a área e em troca liberar terras próximas à Arena, no bairro do Humaitá. O setor do clube gaúcho atende crianças de 5 a 15 anos e é o primeiro degrau na formação de atletas. O CT Hélio Dourado, na cidade de Eldorado do Sul, atende jovens com faixa etária mais próxima do contrato profissional. (Por Jeremias Wernek)

Palmeiras irá manter CT vizinho ao Corinthians

O Governo do Estado de São Paulo autorizou nesta semana a cessão por mais 5 anos do terreno no Parque Ecológico do Tietê ao Palmeiras -  o local é próximo ao CT Joaquim Grava, do rival Corinthians. A região hospeda a Academia de Futebol 2, onde fica o centro de treinamento utilizado pelas categorias de base e um campo para jogos oficiais. O alviverde tem planos de ampliar a capacidade das arquibancadas campo de jogo para que os times das divisões de base possam ter uma casa própria para mandar suas partidas. (Por Pedro Lopes)