Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Empresário ligado à propina na Fifa cuida da logística da Copa América

Seleção desembarca para jogo durante a Copa América. Empresa que cuida da logística é de empresário ligado à propina  - Lucas Figueiredo/CBF
Seleção desembarca para jogo durante a Copa América. Empresa que cuida da logística é de empresário ligado à propina Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro, em Salvador, São Paulo e Porto Alegre

18/06/2019 04h00

Wagner Abrahão, empresário ligado ao escândalo de propinas na Fifa, não venceu apenas a licitação para a comercialização de ingressos de hospitalidade para a Copa América. Também por meio de concorrência, a 4BTS, uma das firmas do Grupo Águia, ganhou o direito de cuidar da parte logística da competição, o que inclui deslocamentos, transportes e passagens aéreas

Ligado a Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, Abrahão foi acusado na Justiça dos EUA de intermediar pagamento de propina para José Maria Marin, também ex-mandatário da entidade. Condenado no esquema, Marin cumpre pena de prisão em Nova Iorque. (Por Leo Burlá)

Besiktas-TUR observa Soteldo, do Santos, durante a Copa América

Contratado pelo Santos no início do ano a pedido do técnico Jorge Sampaoli, o atacante Yeferson Soteldo tem sido observado de perto pelos turcos do Besiktas. Um representante do clube europeu tem a missão de colher dados e fazer contatos sobre a situação do atacante durante a Copa América, em que ele defende a Venezuela. Ele estará na Arena Fonte Nova para a partida contra o Brasil. Ainda não há previsão de investida. O Santos pagou 3,5 milhões de dólares por 50% dos direitos econômicos de Soteldo em um contrato por quatro temporadas. O restante pertence ao Huachipato, do Chile. (Por Gabriel Carneiro)

Palmeira: Julgamento do STJD em workshop aberto ao público incomoda

O local do julgamento do pedido de impugnação da partida contra o Botafogo, marcado para hoje, em Salvador (BA), tem causado incômodo no Palmeiras. A sessão extraordinária do Pleno do STJD, que tem início às 10h, será um evento aberto ao público, mediante inscrições gratuitas, na Faculdade Baiana de Direito, encerrando um workshop de direito desportivo organizado pela Escola Nacional de Justiça Desportiva (ENAJD), órgão ligado ao STJD, e pelo Instituto de Direito Desportivo da Bahia (IDDBA). Pessoas de dentro do clube alviverde preferiam que o tema fosse decidido sem a presença de uma plateia maior, em uma sessão comum, para evitar uma possível espetacularização do caso. O julgamento estava inicialmente previsto para 13 de junho, em São Paulo, mas foi adiado a pedido do relator do caso e do próprio Botafogo. (Por Leandro Miranda)

Sylvinho tenta convencer Filipe Luis a jogar no Lyon

Livre no mercado, Filipe Luís tem recebido muitas mensagens de Sylvinho, técnico do Lyon. Os dois sempre foram muito próximos nos tempos em que o agora treinador era auxiliar de Tite na seleção brasileira. O lateral esquerdo virou alvo da equipe francesa que ainda tem Juninho Pernambucano na diretoria. Filipe disse que só decidirá seu futuro após a Copa América, mas o ótimo relacionamento pode ser decisivo para que o negócio seja concretizado. Filipe também é sonho de consumo de equipes brasileiras como o Flamengo, por exemplo, mas ficar na Europa ainda é prioridade do atleta. (Por Danilo Lavieri, Marcel Rizzo e Pedro Lopes)

Reunião do Conselho do São Paulo só deve acontecer após a Copa América

O São Paulo não deve ter uma reunião do Conselho Deliberativo nas próximas semanas. O clube só deve convocar um novo encontro após o término da Copa América, no início de julho. Por causa da competição continental, os associados nem sequer poderão entrar no clube entre os dias 12 e 19 de junho. No total, segundo o estatuto, devem ser realizados seis reuniões do órgão durante o ano. A ideia é discutir as ações do clube durante cada bimestre. Com a equipe vivendo uma fase conturbada após a eliminação na Copa do Brasil, o clube também passa um momento efervescente na política interna, com críticas ao presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e ao executivo de futebol, Raí. (Por José Eduardo Martins)

Inter admite chance de negociar Wellington Silva durante recesso

O baixo aproveitamento em sua segunda temporada pelo Inter mudou o status de Wellington Silva no grupo. Emprestado pelo Fluminense até o meio do ano que vem, o meia-atacante deixou de ser uma das primeiras opções no time e está na lista dos jogadores que podem ser negociados. A saída depende de o clube interessado arcar com o salário integral do atleta, mas não terá obstáculos impostos pelo Colorado. Nos bastidores, os gaúchos admitem liberar o jogador para que tenha sequência em outro clube. (Por Marinho Saldanha)