Topo

UOL de Primeira

Os bastidores do futebol em primeira mão


Globo recua e libera vídeos de jogos em redes sociais de times após pressão

Imagens dos jogos que não sejam da TV Globo podem ser utilizadas nas redes sociais dos clubes normalmente - Reprodução
Imagens dos jogos que não sejam da TV Globo podem ser utilizadas nas redes sociais dos clubes normalmente Imagem: Reprodução
Exclusivo para assinantes UOL

Do UOL, em Sâo Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro

19/07/2019 04h00

A TV Globo recuou de decisão anterior e liberou a produção de materiais audiovisuais próprios dos clubes nos jogos do Campeonato Brasileiro - e também da Copa do Brasil. A mudança na diretriz ocorreu depois de pressão dos times e do argumento de que as imagens usadas em plataformas como Twitter, Instagram e Facebook não significavam concorrência aos produtos da emissora. No ano passado, a Globo tentou proibir os vídeos de clubes em meio à temporada e acabou convencida a adiar a regra para 2019, conforme revelou a coluna De Primeira.

Desde abril, no entanto, os clubes têm gerado conteúdo para as redes sociais sem limitação - de produção e até física dentro dos estádios. A ideia inicial era vetar a presença de funcionários dos times no gramado para eliminar o risco de vídeos do campo. Com o argumento de que os materiais para redes sociais não geram disputa simultânea, a TV Globo liberou acesso e geração de conteúdo. (Por Jeremias Wernek e Pedro Ivo Almeida)

Mais UOL de Primeira