Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Globo recua e libera vídeos de jogos em redes sociais de times após pressão

Imagens dos jogos que não sejam da TV Globo podem ser utilizadas nas redes sociais dos clubes normalmente - Reprodução
Imagens dos jogos que não sejam da TV Globo podem ser utilizadas nas redes sociais dos clubes normalmente Imagem: Reprodução

Do UOL, em Sâo Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro

19/07/2019 04h00

A TV Globo recuou de decisão anterior e liberou a produção de materiais audiovisuais próprios dos clubes nos jogos do Campeonato Brasileiro - e também da Copa do Brasil. A mudança na diretriz ocorreu depois de pressão dos times e do argumento de que as imagens usadas em plataformas como Twitter, Instagram e Facebook não significavam concorrência aos produtos da emissora. No ano passado, a Globo tentou proibir os vídeos de clubes em meio à temporada e acabou convencida a adiar a regra para 2019, conforme revelou a coluna De Primeira.

Desde abril, no entanto, os clubes têm gerado conteúdo para as redes sociais sem limitação - de produção e até física dentro dos estádios. A ideia inicial era vetar a presença de funcionários dos times no gramado para eliminar o risco de vídeos do campo. Com o argumento de que os materiais para redes sociais não geram disputa simultânea, a TV Globo liberou acesso e geração de conteúdo. (Por Jeremias Wernek e Pedro Ivo Almeida)

David Neres se aproxima de renovação no Ajax

David Neres está mais perto de renovar o contrato com o Ajax. O clube holandês apresentou uma oferta para o atacante brasileiro, que tem vínculo até 30 de junho de 2021 e a ideia é ampliar por mais quatro ou cinco temporadas. Até o momento, os representantes do atleta receberam apenas uma consulta - sem proposta oficial - do Atlético de Madrid, da Espanha. A falta de ofertas concretas também acelera a iminente renovação. A possibilidade de se transferir para a China, que foi cogitada na última janela, está praticamente descartada. Isso frustra os planos do São Paulo de receber alguma grana oriunda de transferência do atacante ainda neste ano. O Tricolor tem direito a 20% dos direitos econômicos e mais 3% pelo mecanismo de solidariedade. (Por José Eduardo Martins)

Botafogo: Viagem de Irmãos Salles "atrasa" processo

A Ernst & Young já completou o estudo encomendado pelos irmãos Moreira Salles sobre a viabilidade de criar um mecanismo para injetar grana e "salvar" o Botafogo a partir de uma melhor estrutura. Até o momento, no entanto, nada foi apresentado a eles. É que Walter está em Portugal, e João prefere que tudo ocorra na presença dos dois, juntos. A viagem já está no fim e a reunião ocorrerá em julho. Somente depois disso é que a dupla se reunirá com o Alvinegro, ainda sem data definida. Com perfil discreto, os irmãos preferem que tudo seja resolvido nos bastidores e o mais rápido possível, mas sem que o caso vire uma comoção na torcida. (Por Bernardo Gentile)

São Paulo não esquece Helinho e banca garoto após sondagens

Helinho chegou a ser mais badalado do que Antony quando subiu para o profissional do São Paulo. Ficou com o time na Florida Cup enquanto o colega voltou para a base e foi campeão da Copa São Paulo. E Helinho, titular de André Jardine, ficou abaixo das expectativas e perdeu espaço Tricolor. Mas o clube do Morumbi não desistiu do garoto de 19 anos. A comissão técnica faz boa avaliação dele, em treinos e fundamentos, e sabe que precisa trabalhar para que ele cresça em atitude. Por isso, tem passado confiança de que ele pode ajudar Cuca ainda nesta temporada, a ponto de refutar imediatamente sondagens por empréstimos no Brasil. O Fortaleza, de Rogério Ceni, é um exemplo. (Por Bruno Grossi)

Parado desde 2017, Luis Fabiano mantém sonho de volta aos gramados

Luis Fabiano não joga desde 2017, quando deixou o Vasco da Gama, e, aos 38 anos, não desistiu de voltar aos gramados. O centroavante faz trabalhos de fisioterapia e preparação física para se livrar de um velho problema no joelho direito e quer retomar a carreira para ter uma despedida em campo, e não somente pela questão física. A Ponte Preta e o São Paulo têm prestado auxílio para o veterano, que ontem, inclusive, visitou o CT da Barra Funda. (Por Bruno Grossi)

Novela Filipe Luís adia apresentações de Pablo Marí e Gerson no Fla

Últimos reforços contratados pelo Flamengo, o zagueiro Pablo Marí e o meia Gerson ainda não foram apresentados oficialmente pelo clube, embora já estejam trabalhando no Ninho do Urubu. A dupla ainda não concedeu a tradicional entrevista coletiva por conta das ausências de Marcos Braz, vice de futebol, e Bruno Spindel, diretor do clube. Os dirigentes estão na Espanha, para tentar repatriar o lateral Filipe Luís. Como a novela demorou mais do que o esperado, os novos rubro-negros só devem vestir a camisa na próxima semana, quando Braz e Spindel já estiverem de volta ao Rio de Janeiro. (Por Leo Burlá)

Wellington Nem depende de Luciano para usar "número da sorte" no Flu

De volta ao clube que o revelou, o atacante Wellington Nem tem de encarar uma "concorrência" interna para usar a camisa 18, número que utilizou na campanha do título brasileiro de 2012. Atualmente, a camisa pertence a Luciano, que negocia sua saída do clube. Para que o novo reforço herde a 18 é necessário que a numeração fique vaga ou haja uma espécie de "acordo de cavalheiros". O impasse não deve se prolongar, visto que Luciano está com um pé no Atlético-MG. (Por Leo Burlá)

Copa Internacional complica data da semifinal entre Athletico e Grêmio

A CBF terá de buscar uma nova data para a realização do jogo de ida entre Athletico e Grêmio pelas semifinais da Copa do Brasil, ainda sem local definido. Isto porque, de acordo com o calendário da competição, o primeiro jogo está previsto para a quarta-feira 7 de agosto, mesma data em que o Furacão enfrenta o Shonan Bellmare, do Japão, em jogo válido pela antiga Copa Suruga Bank, agora Copa Internacional J. League/Conmebol Sul-Americana. Por conta da viagem ao Japão, o Athletico já teve alterada a data de seu jogo contra o São Paulo, adiado da 13ª rodada do Brasileiro e ainda sem data marcada - a rodada acontece entre 3 e 4 de agosto. (Por Napoleão de Almeida)