13 coisas que você deve saber sobre o "novo Ibra" contratado pelo Dortmund

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Alexander Isak é o novo reforço do Borussia Dortmund

    Alexander Isak é o novo reforço do Borussia Dortmund

1

Ele é mesmo o novo Ibra?

A comparação não surgiu à toa. Assim como Zlatan Ibrahimovic, Alexander Isak é um atacante alto (1,90 m), de origem estrangeira (seus pais são da Eritreia) e que deixou a Suécia antes dos 20 anos para jogar em um clube de maior visibilidade. Ibrahimovic tinha 19 anos quando trocou o Malmo pelo Ajax. Isak tem 17 e chega ao Borussia Dortmund como artilheiro do AIK Solna na campanha do vice-campeonato sueco, com 10 gols em 24 jogos. Depois de marcar dois no clássico contra o Djurgardens, um companheiro de equipe disse à imprensa que "ele pode se tornar o novo Zlatan". E começaram as comparações.
Reprodução, Divulgação
Reprodução, Divulgação

2

Evolui muito rápido

Aos 16 anos, em seus primeiros jogos nos profissionais do AIK, marcou quatro gols em 16 jogos. Depois de completar 17 anos, foram seis gols em sete jogos. Só no dia do seu aniversário, foram dois - aqueles do clássico contra o Djurgardens, que o AIK venceu por 3 a 0.

3

"Ele não é um típico 9"

Magnus Wikman, técnico da seleção sueca sub-17, detalhou ao Sky Sports as características do jogo de Alexander Isak: "Sua velocidade é bem alta, mas não exagerada. Sua técnica é realmente boa, e seu domínio de bola, em especial, é impressionante. Ele é bom com a bola nos pés e pode tabelar com outros jogadores, mas não chega a ser um típico centroavante número 9. Ele não é tão bom de costas para o gol. É mais dinâmico, gosta de se movimentar e procurar espaço no campo de ataque".
Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

4

Na verdade, ele era o número 36

E tinha motivo para isso. Apesar da óbvia inspiração em Ibrahimovic, o grande influenciador de Isak foi um jogador bem menos conhecido. O atacante Henok Goitom também é de origem eritreia, jogava no AIK e usava a camisa número 36. Era amigo e conselheiro de Isak até deixar o clube no ano passado, aos 32 anos. Isak então resolveu adotar o número 36 no AIK, embora tenha sido apresentado no Borussia com a camisa 14.

5

Tem brasileiros como inspiração

"Gosto de Messi, Neymar e Pogba. Gosto de vários jogadores, mas esse três são os meus preferidos. Os meus ídolos de infância? Gostava de ver Ronaldo, Henry e Ronaldinho", revelou Isak em entrevista ao Fotbollskanalens Podcast.

6

Começou bem cedo

Alexander Isak começou a jogar bola no AIK quando tinha apenas seis anos de idade. Pouco mais de dez anos depois, no dia 28 de fevereiro de 2016, ele faria sua estreia no time profissional aos 16 anos. E não foi qualquer estreia...
Getty Images
Getty Images

7

Artilheiro de estreias

Em seu primeiro jogo no time principal do AIK, Isak entrou aos 30 minutos do segundo tempo e precisou de apenas 10 minutos para deixar sua marca na goleada por 6 a 0 sobre o Tenhults pela Copa da Suécia. Tornou-se o mais jovem a marcar pelo clube. Em sua estreia na seleção de base da Suécia, também deixou sua marca em uma vitória por 3 a 0 sobre a Lituânia.
Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

8

Fez história na seleção

Isak não chegou a marcar em sua estreia na seleção principal da Suécia, mas também não demorou muito. O primeiro gol veio logo em sua segunda partida, contra a Eslováquia. Ele tinha apenas 17 anos e 113 dias, e se tornou o mais jovem da história a fazer um gol pela seleção sueca, quebrando um recorde que era de Erik Dahlstrom desde 1912. "Isak está reescrevendo a história, e não estou surpreso", comentou o técnico Janne Anderson.

9

Carisma e humildade

Na cerimônia de premiação do último Campeonato Sueco, Isak ganhou o troféu de melhor jovem do torneio e também foi eleito o favorito da torcida após vencer uma votação popular no Facebook. "Ele é um garoto adorável. Um pouco tímido e muito humilde. Há muitos holofotes sobre ele e estou muito orgulhoso pela maneira como ele tem lidado com tudo isso. Está mantendo os pés no chão", elogiou Magnus Wikman, técnico da seleção sueca sub-17.

10

Craque na bola, craque na escola

Antes de ser contratado pelo Borussia Dortmund, Isak frequentava o curso de economia na Solna High School, e deve continuar os estudos na Alemanha. "Ele se mostra uma pessoa madura quando você fala com ele, especialmente em campo. Ele é particularmente inteligente em campo. Entende o jogo muito bem. É muito bom trabalhar com ele", observou o técnico Magnus Wikman.
Divulgação/AIK Solna
Divulgação/AIK Solna

11

90 olheiros

Depois que as primeiras atuações de Isak chamaram atenção, a imprensa sueca chegou a noticiar que havia "mais de 90 olheiros" em Solna para sondar a nova promessa, e entre os clubes interessados estavam Manchester United, Bayern de Munique, Chelsea, Liverpool e o Real Madrid, que contava com sua contratação antes de levar um "chapéu" do Borussia Dortmund.
Getty Images
Getty Images

12

Por que o Borussia Dortmund?

O clube alemão tem tradição de aproveitar jovens jogadores e não tem sido diferente com o atual técnico Thomas Tuchel, que tem dado oportunidades a nomes como Christian Pulisic (18 anos), Julian Weigl (21 anos), Ousmane Dembele (19 anos) e Emre Mor (19 anos). Vai disputar posição com ninguém menos que Pierre-Emerick Aubameyang, mas nem por isso seu predecessor, o colombiano Adrian Ramos, ficava 100% do tempo no banco. Ou seja, Isak vai para o jogo. Se tivesse ido para o Real Madrid, seria para reforçar o time B.

13

Há espaço para melhorar

Apesar de todas as qualidades de Alexander Isak, ele ainda é muito novo e o Borussia Dortmund terá algum trabalho para transformá-lo em um jogador top de linha. A principal preocupação é com a parte física. Ele próprio sabe disso: "Preciso comer mais e ganhar mais força. Pode ser que eu ganhe um pouco mais de músculos com a idade. Ainda não sou tão velho, afinal".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos