Dono de pizzaria, fazendeiro... Onde estão os campeões da Copa do BR-1997

Vanderlei Lima e Rodrigo Trindade

Do UOL, em São Paulo

  • Rosane Marinho/Folhapress

    Mauro Galvão, Émerson e Luciano erguem a taça da Copa do Brasil de 2017

    Mauro Galvão, Émerson e Luciano erguem a taça da Copa do Brasil de 2017

O ano de 2017 marca o aniversário de 20 anos do tricampeonato gremista da Copa do Brasil. Treinado por Evaristo de Macedo, o Grêmio superou um Flamengo liderado por Romário e Sávio em pleno Maracanã para conquistar o torneio pela terceira vez em sua história.

A partida de ida foi um empate por 0 a 0 no antigo Estádio Olímpico, realizada no dia 20 de maio. Nela, o time da casa teve que segurar o rival com um jogador a menos, pois Dinho acabou expulso.

Sem o volante, o clube gaúcho precisou buscar um resultado em um Maracanã com mais de 90 mil torcedores, no dia 1º de junho. O Grêmio saiu na frente com João Antônio logo aos 6min, mas tomou a virada ainda no primeiro tempo, gols de Lúcio e Romário. O gol do título foi do meia-atacante Carlos Miguel, que marcou aos 42min da etapa complementar e garantiu a taça. 

Por onde andam os gremistas campeões em 1997?

Divulgação
Divulgação

1

Danrlei, goleiro

Jogador de longa data no Grêmio, Danrlei está com 44 anos e foi para a carreira política. É hoje deputado federal afiliado ao PSD-RS. Na decisão contra o Flamengo, foi titular nas duas partidas.
Miguel SCHINCARIOL/AFP
Miguel SCHINCARIOL/AFP

2

Arce, lateral direito

O paraguaio Arce tem atualmente 46 anos e é treinador da seleção de seu país natal, atual oitava colocada nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. Era o titular na lateral direita e jogou os 180 minutos da decisão contra o Flamengo.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

3

Rivarola, zagueiro

Também paraguaio, o ex-defensor está com 52 anos e seguiu carreira na gestão esportiva. Rivarola faz parte da administração do Independiente FBC, do Paraguai. Foi titular em ambos os jogos contra o Grêmio, mas substituído no início do jogo de volta, no Maracanã, por Luciano Dias.
Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco
Marcelo Sadio/ site oficial do Vasco

4

Mauro Galvão, zagueiro

Aos 55 anos, o ex-defensor também atuou na parte administrativa de clubes. Foi gerente de futebol do Vasco, porém encontra-se desempregado no momento. Em 1997, era titular e capitão da equipe treinada por Evaristo de Macedo.
Pedro Vilela/Getty Images
Pedro Vilela/Getty Images

5

Roger, lateral esquerdo

Aos 42 anos, o ex-lateral e zagueiro segue trabalhando dentro dos campos, mas como treinador. Depois de uma passagem pelo próprio Grêmio, Roger Machado é o atual técnico do Atlético-MG. Com 22 anos, o então defensor jogou as duas partidas inteiras contra o Flamengo.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

6

Dinho, volante

O ex-meio-campista seguiu o mesmo caminho de Roger, passando para a carreira de treinador. Aos 50 anos, Dinho aguarda uma oportunidade para comandar alguma equipe. Há 20 anos, o volante foi titular no jogo de ida contra o Flamengo, disputado no Olímpico, mas acabou expulso e ficou fora da volta.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

7

Émerson, volante

Após longa carreira na Europa e um retorno discreto ao Brasil, Émerson é proprietário do Fragata, um clube formador de atletas em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Substituído no intervalo da partida de ida, o volante atuou em todo jogo no Maracanã.

8

João Antônio, volante

O ex-volante João Antônio está com 51 anos e trabalha no próprio Grêmio. Ele é auxiliar do técnico César Bueno no time sub-20 gremista. Autor do primeiro gol gremista no Maracanã, João Antônio foi titular dos dois jogos na decisão.

9

Carlos Miguel, meia-atacante

Aos 45 anos, o ex-meia é comentarista de futebol na Grêmio Rádio Umbro 90,3 em Porto Alegre. Pelo tricolor gaúcho, Carlos Miguel jogou todos os minutos da decisão contra o Flamengo, marcando o gol do empate por 2 a 2 no Maracanã que resultou no título da Copa do Brasil.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

10

Dauri, atacante

O ex-atacante saiu totalmente do futebol e se tornou um empresário no ramo de lojas de calçados. Dauri, titular substituído na partida do realizada no Olímpico em 1997, também tem uma padaria. Ele reside em Garopaba, Santa Catarina.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

11

Paulo Nunes, atacante

Titular em ambos os jogos contra o Flamengo, substituído na volta, Paulo Nunes vive em Goiânia e é um empreendedor. É proprietário do Centro Esportivo Paulo Nunes, na capital de Goiás, é investidor em construção civil e ainda tem uma fazenda.

12

Murilo, goleiro

Reserva de Danrlei, Murilo não entrou em campo contra o Flamengo. Atualmente tem 43 anos, é empresário e tem uma pizzaria em Porto Alegre
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

13

Luciano Dias, zagueiro

Substituto de Rivarola na partida no Maracanã, o ex-zagueiro de 46 anos é o atual técnico do Barra FC de Santa Catarina.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

14

Marco Antônio, lateral direito

Participante do jogo de ida no Olímpico, substituindo Dauri, o ex-lateral Marco Antônio é auxiliar técnico de seu antigo colega de clube, Luciano Dias, no Barra FC.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

15

André Silva, lateral esquerdo

Figura que não entrou em campo contra o flamengo, o ex-lateral André Silva está com 44 anos e tem uma empresa de transporte no Rio de Janeiro.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

16

Djair, volante

Aproveitado por Evaristo de Macedo na partida realizada no Maracanã, Djair era reserva deste Grêmio campeão. Aos 41 anos, ele é atualmente diretor de uma escolinha de futebol na China, chamada Shenzhen Soccer Schools.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

17

Otacílio, volante

O ex-volante Otacílio, titular no Maracanã, está 44 anos e tomou um caminho diferente da maioria de seus colegas e se tornou empresário de outros jogadores. Ele é dono da OTA Sport e vive em Salvador.
Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

18

Tinga, volante

Então uma jovem promessa gremista, o volante Tinga não chegou a atuar na decisão contra o Flamengo. 20 anos depois, com 39 anos de idade, ele é o gerente de futebol do Cruzeiro.
Jonatan Dutra/Grêmio Novorizontino/Divulgação
Jonatan Dutra/Grêmio Novorizontino/Divulgação

19

Luiz Carlos Goiano, meio-campista

Atual coordenador técnico do Grêmio Novorizontino, o ex-meio-campista está com 48 anos. Na final contra o Flamengo, Luiz Carlos Goiano não chegou a entrar em campo.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

20

Rodrigo Gral, meia-atacante

Reserva que entrou na partida contra o Flamengo no Olímpico, o meia-atacante Rodrigo Gral está com 40 anos, mas não encerrou a carreira como jogador. Com uma passagem recente pelo Operário-MS, ele está no Igrejinha-RS até o final de julho - no momento, se recuperando de lesão. Depois, tem convite para defender o Las Vegas FC, time de uma das ligas inferiores dos EUA.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

21

Marcos Paulo, atacante

Assim como Otacílio, o ex-atacante Marcos Paulo é outro que seguiu para a carreira de empresário. Aos 43 anos, ele é dono da empresa MP9 Assessoria e mora em Joinville. Ele jogou na partida de volta contra o Flamengo, no Maracanã.
Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

22

Zé Alcino, atacante

Não aproveitado por Evaristo de Macedo na decisão contra o Flamengo, o ex-atacante Zé Alcino tem 43 anos e está fora do futebol, só cuidando da família.
Facebook/Reprodução
Facebook/Reprodução

23

Evaristo de Macedo, técnico

Ex-jogador e técnico com carreira vitoriosa em ambas as áreas, Evaristo de Macedo está aposentado com 84 anos.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos