5 brasileiros que "turbinaram" a carreira em Portugal e hoje valem milhões

Do UOL, em São Paulo

A última semana foi marcada pela transação milionária entre Manchester City e Benfica pelo goleiro Ederson. Foram 40 milhões de euros (R$ 146 milhões) para levar o atleta ao futebol inglês. O goleiro é apenas um dos casos de atletas que conseguiram valorizar a carreira em Portugal e hoje custam milhões.

Como Ederson, outros brasileiros conhecidos do torcedor ganharam destaque em times portugueses e agora não são comprados por pouco no mercado da bola. 

Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Ederson

Deixou o Brasil após ser dispensado das categorias de base do São Paulo e a partir da base do Benfica conseguiu se tornar titular do clube português. Com as boas atuações no clube em grandes competições europeias, chamou a atenção dos gigantes europeus. Nem mesmo a cláusula milionária de rescisão contratual impediu o City de levar o brasileiro, que hoje é o segundo goleiro mais caro da história, atrás apenas de Buffon.
Octavio Passos/AP
Octavio Passos/AP

Hulk

Hulk foi da base do São Paulo e do Vitória, onde virou profissional, rodou por times até chegar ao Porto, onde finalmente se destacou e passou a valer milhões. Depois de quatro temporadas no futebol português, onde foi bem principalmente nos últimos dois anos, foi vendido por 40 milhões de euros em 2012 ao Zenit, o dobro do valor pago pelos portugueses para comprar o brasileiro.
REUTERS/Miguel Vidal
REUTERS/Miguel Vidal

Casemiro

Mais do que milhões, Casemiro hoje é 'intransferível' para o Real Madrid. É considerado um dos principais jogadores no esquema tático de Zinedine Zidane no clube espanhol. Isso depois de passar uma temporada em Portugal. O Real comprou Casemiro do São Paulo em 2013 por 6 milhões de euros. O brasileiro, no entanto, não respondeu em campo e foi emprestado ao Porto. No time português ganhou espaço e experiência, retornou a Madri e hoje é chamado até de 'Casemito' pelos mais fanáticos.
Francisco Seco/AP Photo
Francisco Seco/AP Photo

David Luiz

Foi graças ao seu desempenho em Portugal atuando pelo Benfica que David Luiz se destacou e chegou à seleção brasileira. O zagueiro deixou o Vitória por 500 mil euros e em quatro anos no futebol português teve seu valor no mercado transformado. O Benfica o negociou por 25 milhões de euros ao Chelsea em 2011.
Divulgação
Divulgação

Mattheus

Mattheus, lembrado ainda como 'o filho de Bebeto', não rendeu como gostaria no Flamengo. Acabou deixando o clube carioca de graça em 2016 rumo ao Estoril, português que já havia recebido o jogador por empréstimo em 2015. Foi lá que conseguiu evoluir seu futebol e aparecer para um time maior de Portugal. O Sporting investiu no garoto de 22 anos e quem quiser tirar o 'filho de Bebeto' da equipe de Lisboa agora terá de pagar uma multa rescisória de nada menos que 60 milhões de euros (R$ 220 milhões).

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos