Tapa em cartão, máscara de Neymar... veja 5 expulsões inusitadas no futebol

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Marcelo dá tapa acidental no cartão amarelo e é expulso

    Marcelo dá tapa acidental no cartão amarelo e é expulso

A expulsão do brasileiro Marcelo chamou a atenção no último fim de semana. O zagueiro ex-santista, que tem uma carreira longa e de sucesso em diferentes países europeus, recebeu um cartão vermelho inusitado no empate do Lyon com o Angers por 3 a 3 no domingo (1º).

O defensor havia recebido um cartão amarelo por uma falta cometida na retaguarda do Lyon, mas não gostou da marcação da arbitragem. Expressando seu desacordo com a punição, Marcelo jogou os braços para cima. Ele estava de costas para o árbitro da partida, mas mesmo assim derrubou o cartão amarelo que o juiz erguia naquele momento.

O árbitro considerou aquilo uma afronta, sacando de pronto o cartão vermelho e expulsando o zagueiro. Assista ao lance:

Aproveitando o incidente curioso, o UOL Esporte procurou outras ações incomuns que resultaram em exclusões de jogadores no futebol.

Confira 5 expulsões curiosas no futebol

Andre Penner/AP
Andre Penner/AP

Lembrete: não vestir uma máscara de você mesmo

O Santos tinha um duelo decisivo com o Colo Colo na fase de grupos da Libertadores de 2011. Precisando da vitória na Vila Belmiro, o clube paulista abriu 3 a 0, mas viu Neymar, sua estrela, ser expulso por vestir uma máscara de seu próprio rosto. Além dele, Zé Love e Elano (já no banco de reservas) foram excluídos do confronto, que teve um final dramático, pois os chilenos diminuíram o placar para 3 a 2. Muricy Ramalho, que assumiria o time no jogo seguinte, estava no estádio e reclamou: "O árbitro tinha que bater palma, mas ele cumpriu a lei". O Santos acabou se sagrando campeão daquela edição do torneio continental.

O cartão era pro Maycon!

Uma gafe do árbitro Thiago Duarte Peixoto deixou corintianos e palmeirenses incrédulos em fevereiro deste ano, em um clássico válido pelo Campeonato Paulista. Ele confundiu os volantes Maycon e Gabriel, aplicando um cartão amarelo ao segundo. Como Gabriel já havia sido punido anteriormente, ele acabou expulso do jogo sem sequer participar da jogada que resultou em sua exclusão. O Corinthians acabou vencendo o duelo, e o juiz foi suspenso por dois meses pelo erro.
Michael Steele/Getty Images
Michael Steele/Getty Images

Não vale chutar o gandula

Figura inquestionável no Chelsea, o meia Hazard teve um ato inesperado em sua primeira temporada na Inglaterra. Em um duelo da semifinal Copa da Liga Inglesa em 2013 com o Swansea, o belga descontou sua raiva em um gandula que atuava no Liberty Stadium. A arbitragem viu a agressão e aplicou o vermelho direto ao jogador. O Chelsea precisava reverter um 2 a 0 sofrido em Londres, mas ficou no 0 a 0 e acabou eliminado pelo Swansea.

A expulsão não valeu, mas a situação foi bizarra

É o tipo de lance que o árbitro de vídeo deve evitar assim que for implementado. Em 2015, a Chapecoense goleou o Palmeiras por 5 a 1 em duelo do Campeonato Brasileiro. Além do placar dilatado, chamou a atenção a ?expulsão? de Egídio. O lateral deu um carrinho em William Barbio, desarmou-o e recebeu o vermelho do árbitro Jailson Macedo de Freitas. Cinco minutos depois, o juiz mudou de ideia e mandou o defensor palmeirense voltar dos vestiários. Influência externa? Certo é que, com a tecnologia, toda essa confusão poderia ter sido evitada.
Desmond Boylan/Reuters
Desmond Boylan/Reuters

Cuidado com bons atores

O brasileiro Rivaldo enganou a arbitragem na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 2002. Em um jogo equilibrado contra a Turquia, o craque da seleção aguardava a bola para cobrar um escanteio pelo lado direito do ataque. O turco Hakan Unsal chutou-a na direção do camisa 10, que levou uma bolada na coxa, mas caiu com as mãos sobre o rosto. O árbitro Kim Young-joo não perdoou a "agressão" do turcou, mandando-o direto para o chuveiro. Por ter induzido o juiz, Rivaldo acabou multado pela Fifa posteriormente.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos