Brasileirão 2016

A crise sem fim. Cinco números que exemplificam a derrocada do Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

A vitória segue longe do Internacional. Com o empate por 1 a 1 diante do São Paulo, as marcas do jejum foram renovadas. Mais do que 13 jogos sem ganhar, o time gaúcho tem estatísticas que ajudam a entender a derrocada que o fez cair para a 15ª colocação do Brasileirão - com os mesmos 23 pontos do Vitória, primeiro time na zona do rebaixamento. Todo recorte atual nos números do Colorado é desfavorável.

O UOL Esporte apresenta cinco números que evidenciam a má fase do time gaúcho. Com o terceiro treinador na temporada, o clube até fala em melhora de desempenho. Mas segue penando e próximo da zona do rebaixamento. De acordo com o site Chance de Gol, o clube tem 20,1% de probabilidade de cair.

Bruno Cantini/Atlético-MG
Bruno Cantini/Atlético-MG

Mais de 70 dias sem vencer

Quando o Inter ganhou pela última vez, os Jogos Olímpicos estavam longe de começar. Dunga recém tinha sido demitido pela CBF e Tite nem havia aceitado o convite ainda. Os eventos ajudam a entender o tamanho da sequência. A vitória em cima do Atlético-MG, em 16 de junho, foi há 68 dias. Até o próximo jogo, contra o Sport, a marca será de 72 dias. Nesse período, foram quatro empates e nove derrotas.
Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Ataque não faz...

O jejum de vitórias passa pela falência de alguns setores do time. O ataque é um deles: o último gol marcado por atacantes foi contra a Ponte Preta, no empate em 2 a 2 fora de casa. Nas cinco partidas que vieram após o jogo em Campinas, o Colorado marcou cinco vezes. Mas sempre com atletas de outros setores com gols contra.
Site oficial do Internacional
Site oficial do Internacional

...e defesa não evita

Outro problema do Inter está na defesa. Em todos os jogos da histórica série, o time levou gols. Em duas partidas vazou três vezes e em outra quatro. Dono de uma das melhores defesas na arrancada do Brasileirão, hoje o Colorado sofre em todas as partidas. Falhas individuais, erros coletivos e até golaços diante de uma marcação mais segura. Nos 13 jogos sem ganhar, vazou 22 vezes.
Ricardo Duarte/SC Internacional
Ricardo Duarte/SC Internacional

Nem o Beira-Rio salva

O mando de campo foi para o espaço também. Dos 13 jogos, seis foram no Beira-Rio. Desde 2006, quando o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes, o Inter nunca teve desempenho tão fraco em seu estádio. São quatro vitórias, três empates e quatro derrotas. O quinto pior do campeonato em aproveitamento como mandante.
Ricardo Duarte/Inter
Ricardo Duarte/Inter

Só o Z-4 venceu menos (por enquanto)

Tão incrível como a sequência sem vitórias é o fato do time ainda não ter entrado na zona do rebaixamento. O fato só se explica pelas campanhas ruins de América-MG, Santa Cruz, Figueirense e Vitória. Somente estes times venceram menos que o Internacional. Com somente seis triunfos em 21 jogos, o Colorado míseros 37% de aproveitamento.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos