Ano novo, times velhos? Quem se mexeu e quem está parado no Mercado da Bola

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

Os 12 maiores times brasileiros se apresentarão nos próximos dias para o início da pré-temporada. Alguns deles terão caras novas no elenco, enquanto outros times ainda se mexem para confirmar os primeiros reforços para 2016.

No primeiro dia do ano, o UOL Esporte fez um levantamento sobre o vai e vem do mercado da bola. Nele, destacam-se Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Santos, por sua vez, ainda buscam fechar as primeiras contratações.

Quem mais contratou

O Palmeiras é até agora o clube com mais contratações. com sete reforços: o goleiro Vagner, os zagueiros Roger Carvalho e Edu Dracena, o volante Rodrigo, o meia Moisés, o meia-atacante Régis e o atacante Erik, O Flamengo vem em seguida, com cinco jogadores contratados: o goleiro Muralha, os zagueiros Antônio Carlos e Juan, o volante Willian Arão e o lateral Rodinei. Corinthians (Douglas, Alan Mineiro e Marlone), Cruzeiro (Sánchez Miño, Douglas Coutinho e Rafael Silva), Fluminense (Diego Souza, F. Amorim e Richarlison) e Inter (P.C. Magalhães, Fabinho e Fernando Bob) acertaram com três atletas cada.

Quem ainda está parado

Quatro times ainda não contrataram jogadores para a temporada 2016: Atlético-MG, Grêmio, São Paulo e Santos. Lugano é um dos sonhos do clube são-paulino, que ainda tenta trazer o atacante Kieza. Os gaúchos estão muito próximos de anunciar o lateral Wallace. Apesar de não terem fechado com ninguém, os gremistas conseguiram renovar com Marcelo Grohe, Geromel e Maicon. O Santos chegou a contratar Ronaldo Mendes, do ABC, mas deve utilizá-lo no time B.

Contratação mais cara

O Palmeiras é responsável pela contratação mais cara até agora. o clube alviverde desembolsou R$ 13 milhões por 60% dos direitos econômicos do atacante Erik, revelação do Campeonato Brasileiro de 2014. O Fluminense, por sua vez, pagou R$ 9 milhões por 50% dos direitos econômicos do atacante Richarlison, ex-América-MG. O time carioca ainda conseguiu fechar com o meia Diego Souza.

A maior ameaça vem da China

Alguns times ainda perderam alguns jogadores. Nesses casos, a China se transformou em forte concorrente. O futebol do país asiático, por exemplo, tirou o meia Jadson do Corinthians e ainda pode contratar o volante Elias. Luis Fabiano também atuará no local. Rafael Marques, cujo direitos econômicos são do Henan Jianye, busca a renovação com o Palmeiras. O Santos também viu o assédio dos asiáticos por Lucas Lima e Geuvânio, mas ao que tudo indica os dois não trocarão a Vila Belmiro pelo futebol chinês.

Disputas entre os clubes

Alguns clubes travaram uma batalha por jogadores. Isso ocorreu em relação ao zagueiro Henrique. Grêmio, Flamengo e Fluminense tentam contratar o jogador do Napoli. O meia-atacante Marquinhos Gabriel, por sua vez, fez parte de uma disputa entre Santos, time que defendeu na temporada 2015, e Corinthians, que busca um substituto para Jadson. O clube praiano já disse que não aumentará a proposta que fez e abriu caminho para o rival. O atacante André, que fez boa temporada no Sport, promete criar um embate entre os rivais Inter e Grêmio.

Indefinições no elenco

O término de contratos, a tentativa de renovação e o assédio de clubes estrangeiros também se faz presente no começo de 2016. Os rivais Corinthians e Palmeiras são exemplo disso. O clube alviverde busca a prorrogar o vínculo de quatro atletas: além de Rafael Marques, o zagueiro Jackson, o volante Julen e o atacante Kelvin. Já o time alvinegro vive a insegurança com o assédio por jogadores como os zagueiros Felipe e Gil, além dos meio-campistas Elias e Renato Augusto.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos