Neymar e videogame: 10 frases provam que Mourinho é o "sincerão" do futebol

Do UOL, em São Paulo

O técnico do Manchester United José Mourinho não economiza palavras em suas entrevistas e sempre mostra o que pensa, sem fazer rodeios. O treinador pode receber até mesmo o rótulo de "sincerão" algumas vezes e até vai contra o que a maioria pensa em diversas opiniões.

Sobre o PSG ter gasto 222 milhões de euros para ter Neymar, por exemplo, José Mourinho achou o valor "justo". E o que ele achou sobre a estreia do Manchester United na Champions League na última terça (12) contra o Basel, quando a sua equipe venceu por 3 a 0? "Jogamos um futebol de fantasia, de Playstation", criticou o rígido treinador.

E não é só isso. Nos últimos meses o técnico português vem ganhando as manchetes dos jornais internacionais por conta de suas análises e opiniões. O UOL Esporte separou as mais polêmicas e até engraçadas.

Eddie Keogh/Reuters
Eddie Keogh/Reuters

"Futebol de Playstation"

José Mourinho criticou o Manchester United após vitória de 3 a 0 na Liga dos Campeões. "Até os 2 a 0 nós estávamos estáveis, jogando com confiança. Mas depois do terceiro gol, deixamos de jogar com seriedade e deixamos de tomar as decisões corretas. Isso poderia ter gerado problemas para nós. Jogamos futebol de fantasia. Futebol de Playstation. Eu não gosto disso".
AFP
AFP

Neymar não foi caro para o PSG

Mourinho acha que Neymar vale os mais de 200 milhões de euros pagos pelo PSG para tirá-lo do Barcelona. "Quando pagamos essa quantia por Paul Pogba, eu disse que não era caro. Caros são aqueles que atingem certo nível sem uma certa qualidade. Neymar é um dos melhores jogadores do mundo", disse,
AFP PHOTO / FRANCK FIFE
AFP PHOTO / FRANCK FIFE

"Depois de Neymar, tudo mudou...e pra pior"

José Mourinho avaliou a última janela de transferências europeia e colocou um motivo para a piora dos preços de jogadores: Neymar. "Nós pensamos que algo poderia acontecer e que poderia mudar o mercado para sempre. Normalmente, a fase final da janela é mais dispendiosa, mas nesta temporada, depois do Neymar, tudo mudou. E para pior em termos de preços", disse ao The Times.
Divulgação/Liverpool
Divulgação/Liverpool

Outro brasileiro poderia ser o mais caro do mundo

José Mourinho falou que Coutinho poderia ter sido a maior transferências da história, caso Neymar não tivesse ido ao PSG. "Se a maior transferência da história ainda fosse o Pogba (contratado pelo United no ano passado por 105 milhões de euros), penso que Philippe Coutinho estaria agora no Barcelona por 110 milhões de euros", comentou.
REUTERS/Eddie Keogh
REUTERS/Eddie Keogh

O melhor jogador com quem trabalhou

Não foi Cristiano Ronaldo, não foi Ibrahimovic. Mourinho surpreendeu ao falar qual foi o melhor jogador que treinou: Nemanja Matic. "Não posso dizer que já trabalhei com alguém melhor do que Matic durante minha carreira. Ele tinha um comportamento que me marcou para sempre. Ele se tornou uma daquelas pessoas que você mantém contato mesmo quando não está mais trabalhando com ele", falou.
Reprodução/Jugones
Reprodução/Jugones

"Não posso te comprar"

Durante a pré-temporada europeia, com a janela de transferências a todo vapor, Mourinho encontrou Gareth Bale antes de uma partida amistosa entre Real e United, cumprimentou o galês e soltou: "Não posso te comprar, porque você não fala", disse Mourinho brincando ao jogador.
Stefan Wermuth/Reuters
Stefan Wermuth/Reuters

Cuidadoso com seus jogadores

O técnico português ainda é cuidadoso quando se trata de seus jogadores. Ele declarou que teme que a ansiedade de Ibra em ficar pronto rapidamente atrapalhe a recuperação de lesão do sueco. "Nós o esperamos, mas com paciência. Ele precisa ser paciente. Ele não precisa ser emocional e também não precisa fazer coisas loucas para se recuperar rapidamente. Então tenha calma. Faça passo a passo".
Mark J. Rebilas/Reuters
Mark J. Rebilas/Reuters

Mourinho e a luta McGregor x Mayweather

Mourinho não fala só de futebol e brincou ao responder sobre May-Mac de uma forma imprevista, afirmando que gostaria que o combate fosse além do boxe. "Meu sonho era que a luta começasse no boxe e terminasse de uma maneira diferente (risos). Ambos mostrando suas qualidades em uma luta, não só no boxe, mas isso é diferente, obviamente", comentou.
OLI SCARFF/AFP
OLI SCARFF/AFP

"O United parou no tempo"

Ao The Sunday Times, em 10 de setembro, Mourinho declarou que o United precisaria de mais três anos para se equiparar às maiores potências europeias. "O United parou no tempo. Não houve evolução. Creio que houve uma clara evolução do futebol dos outros times. E esses últimos anos foi um período vazio para o clube [United], sem evolução para as áreas que são importantes ao clube. Fizemos um primeiro passo para levar o clube na direção certa".
Clive Mason/Getty Images
Clive Mason/Getty Images

O treinador ficou chateado

José Mourinho não gostou nada do empréstimo de Andreas Pereira ao Valencia. "Eu estou decepcionado por ele ter saído. Mas, ok, foi uma decisão dele. Eu abri a porta para essa decisão dele. Ele tem um contrato de longo prazo, mas temos a opção de trazê-lo de volta em 1º de janeiro. Então temos essa situação sob controle".

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos