Barça vai às compras: o que fazer com os 222 milhões de euros de Neymar?

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

O Barcelona perdeu um de seus principais jogadores ao ver Neymar partir para o Paris Saint-Germain na maior transação da história do futebol. Porém, ao mesmo tempo, ganhou 222 milhões de euros para investir no mercado de transferências e se reforçar. Se o time vai melhorar ou piorar nesta temporada que se inicia, muito vai depender da dose de sucesso nas negociações e do acerto nas escolhas dos nomes.

Na última temporada, o Barcelona mostrou um elenco bastante deficiente em algumas posições – as mais óbvias, a lateral direita, onde não havia sequer um titular estabelecido, e o ataque, em que nenhum reserva do trio Messi-Suárez-Neymar rendia à altura quando era exigido. O time já foi buscar Nélson Semedo no Benfica para resolver o primeiro problema e trouxe de volta o prata da casa Deulofeu para ajudar a remediar o segundo.

Mas é certo que o mercado não vai parar por aí. O presidente do Barça, Josep María Bartomeu, já avisou que investirá a maior parte dos 222 milhões em reforços, e o treinador Ernesto Valverde confia em novas chegadas até o fechamento da janela, em 31 de agosto. Com a saída de Neymar, a chegada de pelo menos um nome de peso é esperada no Camp Nou. E quem são os principais atletas ventilados como possíveis contratações até aqui?

Veja a situação de 10 nomes especulados no Barça

false
false

Paulinho (meio-campista, Guangzhou Evergrande)

O interesse do Barça no volante da seleção brasileira segue firme, apesar de o Guangzhou Evergrande ter recusado uma proposta de 27 milhões de euros há um mês. O jogador já demonstrou interesse de jogar na Espanha, mas os chineses batem o pé, afirmam que o atleta não está à venda e até avaliaram notificar a Fifa por um suposto assédio sobre Paulinho. Na imprensa catalã, existe a confiança de que o Barcelona ainda conseguirá a contratação.
Compartilhe
Reuters / Carl Recine Livepic
Reuters / Carl Recine Livepic

Philippe Coutinho (meia-atacante, Liverpool)

O Barça já tem um acerto encaminhado com Coutinho, e uma oferta de pouco mais de 110 milhões de euros seduziu a direção do Liverpool, apesar de o técnico Jürgen Klopp ser veementemente contra a saída de seu camisa 10. O PSG também tentou sondar o brasileiro, mas ele está mais próximo do Barcelona. O clima na Espanha é de otimismo pela chegada do titular da seleção de Tite, que poderia ocupar o lugar de Neymar pelo lado esquerdo do ataque.
Compartilhe
AFP PHOTO / Ben STANSALL
AFP PHOTO / Ben STANSALL

Dele Alli (meia-atacante, Tottenham)

Segundo o jornal britânico "Daily Express", existe uma sondagem do Barcelona pelo jovem meia-atacante do Tottenham, um dos principais jogadores do Campeonato Inglês na última temporada. A publicação afirma que o interesse existe há um ano, e que agora, com o dinheiro da venda de Neymar, o Barça poderia fazer uma proposta oficial. Já na Espanha, por enquanto, não apareceu nada concreto ligando o jogador ao time catalão.
REUTERS/Eric Gaillard
REUTERS/Eric Gaillard

Thomas Lemar (meia-atacante, Monaco)

Meia canhoto de grande habilidade, Lemar é alvo declarado do Arsenal - o Monaco já recusou duas propostas pelo jogador, a última de mais de 50 milhões de euros, segundo a imprensa europeia. Porém, o francês "L'Équipe" afirma que o Barcelona também entrou na briga e pode "atravessar" o time londrino. A publicação afirma que Lemar é seguido de perto por dirigentes catalães, que apreciam seu estilo de jogo.
Odd Andersen/AFP
Odd Andersen/AFP

Ousmane Dembélé (atacante, Borussia Dortmund)

O nome do jovem ponteiro francês, driblador e veloz, ganhou força nos últimos dias como possível substituto de Neymar no ataque do Barça. Mas o Borussia Dortmund já deixou claro que não quer se desfazer do atleta e afirmou que até uma proposta de 100 milhões de euros seria recusada. O Barcelona, que já teria acertado as bases salariais com o atacante, considera a pedida do clube alemão alta demais, e a negociação ainda não está próxima de um desfecho favorável.
Compartilhe
false
false

Paulo Dybala (atacante, Juventus)

A informação do italiano "Gazzetta dello Sport" é que o Barcelona cogita o nome de Paulo Dybala como a contratação definitiva para substituir Neymar, apesar de os dois não jogarem exatamente na mesma posição - o brasileiro atua preferencialmente a partir da ponta esquerda, enquanto o argentino gosta de jogar centralizado. Dybala tem contrato com a Juventus até 2022 e é avaliado em 120 milhões de euros, mas seria um "plano B" caso o Barça não consiga fechar com Coutinho.
Compartilhe
AFP
AFP

Kylian Mbappé (atacante, Monaco)

A joia do Monaco tem sido mais especulada no Real Madrid, e recentemente a imprensa francesa tem noticiado um interesse forte do PSG em tirá-lo do rival e reforçar ainda mais seu ataque após a chegada de Neymar. Mas o catalão "Mundo Deportivo" assegura que a vontade de Mbappé é jogar pelo Barcelona. A contratação parece distante, ainda mais pelo altíssimo preço pedido pelo Monaco para liberar o atacante de 18 anos: cerca de 180 milhões de euros.
Compartilhe
REUTERS/Javier Barbancho
REUTERS/Javier Barbancho

Antoine Griezmann (atacante, Atlético de Madri)

Eleito o terceiro melhor jogador do mundo em 2016, Griezmann já foi especulado no Barça em outras oportunidades. Desta vez, o "Mundo Deportivo" afirma que a ideia do time catalão é comprá-lo no ano que vem, quando seu preço estará mais reduzido - no momento, o Atlético de Madri não pode inscrever novos jogadores por causa de uma punição da Fifa, o que teria inflacionado o preço do francês, atualmente cotado em 200 milhões de euros. A possível chegada de Griezmann em 2018 também afastaria os possíveis interesses em Dybala e Mbappé.
Compartilhe

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber notícias de esporte de graça pelo Facebook Messenger?
Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos