Topo

Barcelona

Barcelona domina mercado de inverno e investe em jovens; confira resumo

Frankie De Jong chamou a atenção da Europa e assinou com o Barça - FC Barcelona/Divulgação
Frankie De Jong chamou a atenção da Europa e assinou com o Barça Imagem: FC Barcelona/Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/02/2019 04h00

O mercado de transferências das principais ligas da europa se fechou nesta última quinta-feira (31). Quem contratou, contratou. Quem não contratou, agora somente depois do fim dos campeonatos no meio do ano. O Barcelona, mesmo líder no Campeonato Espanhol e de campanha consistente na Liga dos Campeões, terminou a janela como o clube de maior movimentação.

Entre atletas que já reforçam o time e os pré-contratados para 2019/2020, o clube catalão assegurou cinco novos nomes para o técnico Ernesto Valverde: Kevin-Prince Boateng e Jeison Murillo já até estrearam; Jean-Clair Todibo? foi confirmado nas últimas horas da janela e vai vestir a camisa 6. Já Frenkie De Jong e Emerson só irão para o clube azul-grená no meio do ano. 

A contratação de Emerson, que deixa o Atlético-MG para atuar no Betis pelos próximos seis meses, mostra uma tendência em relação ao futebol brasileiro. Apenas jovens revelações como, por exemplo, Lucas Perri e Tuta (São Paulo) saíram rumo ao Velho continente; a grande exceção é o ainda jovem Lucas Paquetá, que foi para o Milan depois de temporada consolidada no Flamengo

Mercadão de inverno

  • Inglaterra: Chelsea se movimenta para o presente e futuro...

    Em uma Inglaterra protagonista no mercado europeu, o Chelsea foi quem mais se movimentou nesta janela de inverno ? tanto para o presente quanto para o futuro. Para solucionar os problemas ofensivos, Maurizio Sarri apostou no velho conhecido Gonzalo Higuaín (foto), que chegou por empréstimo do Milan. Para a próxima temporada, os Blues ainda investiram no americano Christian Pulisic. 

  • ...Arsenal recorre a jogador do Barça

    Ainda na Inglaterra, outro time de Londres reservou o último dia da janela para assegurar um importante reforço. O Arsenal assegurou o empréstimo de Denis Suárez (foto), jogador sem espaço no Barcelona. A Premier League ainda ganhou a presença de mais um brasileiro: o goleiro Lucas Perri, ex-São Paulo e agora atleta do Crystal Palace.  O West Ham buscou um ex-Arsenal para se reforçar: Samir Nasri. O Tottenham, por outro lado, perdeu uma importante peça com a venda de Mousa Dembelé para o futebol chinês.

  • Espanha: Barcelona investe em jovens. E La Masia?

    Por anos, o Barcelona se orgulhou da capacidade de revelar grandes jogadores. De La Masia saíram nomes incontestáveis como Xavi, Andrés Iniesta e Lionel Messi. As atuais gerações, contudo, não inspiram tanta confiança; pelo menos é o recado dado pelo clube na atual janela. Além de ter contratado Kevin-Prince Boateng como substituto de Luis Suárez, após a saída de Munir, e Jeison Murillo para reforçar a zaga, o time investiu em jovens como Todibo (19 anos, na foto e que reforça o elenco desde já), Emerson (20, que defenderá o Betis por seis meses) e a joia Frenkie de Jong (21), que quase parou no Manchester City de Guardiola.

  • Real Madrid tira jovem de Guardiola

    Em Madri, a movimentação de mercado se desenhou como movimentada. Notícias relacionaram, especialmente, a possibilidade de Eden Hazard vestir a camisa do Real Madrid - até Neymar viu o nome envolvido com o atual tricampeão europeu. Entretanto, o gigante da capital acertou apenas a contratação de Brahim Díaz, jovem sem espaço no City. O Atlético, por outro lado, buscou Álvaro Morata no Chelsea.

  • França: PSG tranquilo, e Monaco busca Fàbregas para se salvar

    Consolidado na liderança do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain investiu pouco nesta janela de inverno - ainda mais conhecendo o potencial financeiro do clube. Único atleta a chegar foi o volante Leandro Paredes, argentino destaque do Zenit, na Rússia. Do outro lado da tabela, contudo, o Monaco resolveu investir para fugir o mais rápido possível da zona do rebaixamento: o experiente brasileiro Naldo e o meia Cesc Fàbregas chegaram. Ah, e Balotelli trocou o Nice pelo Olympique de Marselha...

  • Itália: Milan traz duas peças para mudar o time

    Longe dos tempos gloriosos de Kaká, o Milan trouxe dois nomes capazes de mudar a equipe para a segunda metade da temporada. Se liberou Higuaín para o Chelsea, o time rubro-negro contratou o polonês Krzysztof Piatek, um dos goleadores do Campeonato Italiano. No meio, Lucas Paquetá chegou e imediatamente assumiu a condição de titular. Já a líder Juventus reforçou o setor defensivo com o zagueiro uruguaio Cáceres e já adiantou um pré-contrato com Aaron Ramsey, do Arsenal. A Roma, que levou 7 a 1 da Fiorentina pela Copa da Itália nesta semana, pegou por empréstimo o jovem Felipe Estrella, destaque da Ferroviária na Copinha.

  • Alemanha: Bayern mira na MLS para caçar o Dortmund

    Os alemães tiveram um mercado bem morno nesta janela de inverno. O Bayern de Munique, ainda na caça do Borussia Dortmund na briga pelo título (seis pontos atrás), confirmou a chegada da revelação canadense Alphonso Davies; o centroavante Sandro Wagner saiu da Baviera para a China. Quem voltou ao país foi o centroavante Jonathas, após passagem discreta pelo Corinthians. Chamou a atenção ainda duas movimentações peculiares: a vinda de Felipe Pires do Hoffenheim para o Palmeiras e a ida do zagueiro Tuta, campeão da Copinha pelo São Paulo, para o Eintracht Frankfurt.

  • Portugal: Pepe, o bom filho à casa torna

    Experiente e consagrado na Europa, Pepe retornou ao país que o projetou para o futebol mundial ? e ao clube que o potencializou. O veterano de 35 anos volta a defender o Porto, time em que se valorizou e chamou a atenção do Real Madrid ainda em 2007.
     

  • Ainda tem janela aberta...

    As maiores ameaças europeias ao futebol brasileiro só poderão voltar à ação no meio do ano. Entretanto, ainda há aberto três mercados que constantemente seduzem os atletas do país pentacampeão mundial. Na China, o último dia de contratações está marcado para 28 de fevereiro. Na Arábia Saudita, a janela fecha em 4 de fevereiro. Para os japoneses, o período para comprar atletas é ainda maior: 29 de março.

Barcelona